Agro Notícias
Clima melhora, mas semeadura da safra 2024/25 em Mato Grosso segue em ritmo lento
Na última semana, Mato Grosso registrou volumes de chuva levemente superiores aos da semana anterior, mas ainda insuficientes para garantir a umidade adequada ao cultivo da safra 2024/25 em grande parte do estado. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até sexta-feira, 4 de outubro, apenas 2,09% das áreas previstas para a safra 2024/25 haviam sido semeadas.
Esse avanço, embora tenha representado uma melhora de 1,56 pontos percentuais (p.p.) em relação à semana anterior, permanece 12,16 p.p. abaixo do ritmo observado no mesmo período de 2023 e 7,38 p.p. inferior à média dos últimos cinco anos.
A falta de umidade suficiente tem sido um dos principais fatores limitantes para o progresso da semeadura no estado. Produtores de várias regiões, preocupados com o impacto na segunda safra, decidiram arriscar a semeadura “no pó” — ou seja, plantando sem a garantia de condições ideais de umidade, conforme informantes do Imea.
A região Médio-Norte apresentou o maior percentual de áreas semeadas, com 3,33% do total, enquanto a região Nordeste teve o menor desempenho, com apenas 0,27%. Apesar da melhora nas chuvas, o ritmo geral do plantio ainda é considerado lento, e os produtores continuam atentos às condições climáticas para acelerar os trabalhos nos próximos dias.
Fonte: PowerMix
Agro Notícias
Nova indústria fortalece o setor agropecuário e amplia oportunidades em Mato Grosso
Nova Mutum, no estado de Mato Grosso, recebeu um importante investimento voltado para o aproveitamento das potencialidades do agronegócio, com foco no setor do algodão. A inauguração de uma nova unidade industrial na cidade representa um marco no processo de transformação do caroço de algodão em produtos de alto valor agregado, como óleo comestível, margarinas e insumos para nutrição animal.
Com capacidade para processar até 216 mil toneladas de caroço de algodão anualmente, a planta posiciona o estado como um líder na agroindústria brasileira. O projeto, que criará mais de 150 empregos diretos e 600 indiretos, fortalece toda a cadeia produtiva e aproveita a proximidade com a matéria-prima, dado que Mato Grosso é um dos maiores produtores de algodão do país.
A unidade industrial da Icofort Agroindustrial S/A, empresa cearense com filiais em Luiz Eduardo Magalhães e Juazeiro, na Bahia, é a primeira fora do Nordeste. Ela produzirá alimentos como óleos e margarinas, além de ingredientes para nutrição animal, como farelo e torta de algodão.
A instalação da nova indústria é resultado de uma colaboração entre os setores público e privado, com apoio de incentivos fiscais, como o diferimento do ICMS para operações internas com óleo bruto de algodão, aprovado pelo Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat).
Segundo Silvio Rangel, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), “O investimento em Nova Mutum é um exemplo claro de como a agroindústria pode mudar a realidade econômica e social do estado, promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva do algodão e gerando desenvolvimento sustentável e emprego.”
A prefeitura de Nova Mutum, junto com o Senai Mato Grosso, também investiu em capacitação profissional para atender às demandas da indústria. O diretor regional do Senai MT ressaltou a importância dessa parceria para formar uma mão de obra qualificada que atenderá a indústria moderna e tecnológica da região.
A localização estratégica de Nova Mutum, no corredor logístico da BR-163, aliada à hospitalidade local, foi um fator decisivo para atrair o investimento. O secretário de Desenvolvimento de Mato Grosso, César Miranda, destacou a segurança jurídica e os incentivos fiscais oferecidos pelo estado, que tornam a região um polo atraente para grandes projetos industriais.
“Projetos como esse consolidam Mato Grosso como um dos principais centros da agroindústria no Brasil, beneficiando a população com empregos e oportunidades, além de fortalecer a nossa economia e o papel estratégico do estado no cenário nacional”, afirmou Miranda.
A instalação dessa nova planta é uma prova do potencial transformador do agronegócio, demonstrando como a combinação de cultivo, tecnologia e logística pode agregar valor a recursos naturais, colocando Mato Grosso em destaque como referência em inovação e sustentabilidade na agroindústria.
Fonte: CenarioMT
-
Polícia7 dias atrás
Homem embriagado é detido pela Guarda Municipal ao tentar escapar de fiscalização na Praça das Fontes
-
Polícia7 dias atrás
MT: Motociclista morre após ser atropelado na MT-040, sofrendo ferimentos graves na cabeça
-
Política7 dias atrás
Parlamentar propõe eliminar feriados nacionais durante a semana no Brasil
-
Polícia1 dia atrás
Dois são detidos após confusão em avenida de Colíder
-
Polícia14 horas atrás
Cavalaria apreende maconha, pasta base e cocaína e prende mulher por tráfico em Sorriso, na Tangará
-
Polícia7 dias atrás
Polícia cumpre 19 mandados contra influenciadores digitais envolvidos na divulgação do “jogo do Tigrinho”
-
Polícia2 dias atrás
Criminosos cortam fornecimento de energia, invadem residência e roubam R$ 7 mil e uma arma no bairro Novo Horizonte
-
Polícia2 dias atrás
Homem é detido após ser pego com som em volume alto e desafiar Guarda Municipal, dizendo que “não acontecerá nada”