Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia

Alvos da operação usaram veículo de faccionado e almoçaram em churrascaria antes da fuga

Os dois criminosos que fugiram do Centro de Reabilitação Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, e o policial penal L.M.S.S., alvos da Operação Shadow deflagrada pela Polícia Civil, na segunda-feira (14.4), se reuniram em uma churrascaria da capital, momentos antes de concretizar a fuga. Duas mulheres, que também participaram do almoço, integram o grupo criminoso investigado e deram apoio ao esquema para a fuga dos presos.

A investigação, conduzida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e Gerência Estadual de Polinter (Gepol), desvendou o plano de fuga que contou com apoio de dois policiais penais que atuavam na penitenciária e também de pessoas externas à unidade prisional.

A execução do plano arquitetado pelo grupo para fuga dos criminosos consta na documentação reunida no inquérito policial que embasou a operação. A investigação desvendou o esquema envolvendo assinaturas para saídas ilegais, trocas de veículos, demora intencional e omissão de informações na comunicação da fuga às autoridades.

Saída do presídio e troca de veículos

Nas investigações, a Polícia Civil apurou que no dia da fuga ocorreu uma movimentação atípica dentro da penitenciária, quando o reeducando T.A.F.O e o policial penal A.E.J., diretor da unidade à época, se encontraram em uma sala não monitorada, onde possivelmente foi realizado o acordo e assinatura do termo de saída dos dois detentos da unidade prisional.

Devido à sua alta periculosidade, o líder da facção G.R.S., conhecido como “Vovozona” não deveria ter permissão para sair da unidade prisional, porém, após a autorização assinada, o criminoso se escondeu atrás de uma parede onde ficam os presos que trabalham extramuro, até o momento em que entrou na caminhonete F-250 acautelada do Sistema Penitenciário.

Leia Também:  Homem é morto a tiros dentro de carro e namorada sai ilesa em MT

A caminhonete, conduzida pelo policial penal L.M.SS, que saiu com os dois detentos do presídio, apresentava problemas mecânicos no dia dos fatos. Foi decidido durante o trajeto que o trio trocaria de veículo, buscando uma caminhonete Toyota Hilux pertencente ao criminoso G.R.S., com o fim de dar continuidade ao plano.

A troca de veículos seria para que policial penal deixasse a caminhonete do Sistema Penitenciário na oficina e ainda tivesse um veículo para realizar os trabalhos da unidade prisional, no período da tarde, a fim de despistar a fuga.

Os criminosos buscaram a caminhonete Hilux na residência do faccionado, em um prédio nas proximidades do Shopping Goiabeiras. Naquela ocasião, os dois reeducandos seguiram sozinhos no veículo. Em seguida, foram até a oficina, onde encontraram novamente com o policial penal e seguiram para uma churrascaria na Avenida Miguel Sutil, na Capital.

Almoço na churrascaria

Após a chegada dos presos na churrascaria, duas mulheres também compareceram ao local, em uma caminhonete Mistsubishi Pajero, e almoçaram com o trio. Uma delas pagou integralmente a conta.

Depois do almoço, o líder da facção criminosa deixou o estabelecimento com as duas mulheres na caminhonete Mitsubishi. O policial penal e o outro reeducando deixaram juntos a churrascaria, porém, em seguida à saída do estacionamento, o detento desceu do veículo e se juntou ao trio que estava na Pajero, concretizando, neste momento, a fuga.

Leia Também:  Faccionados espancam senhora de 61 anos em Nova Mutum

Comunicação às autoridades

Durante a tarde da data da fuga, o policial penal realizou sozinho os serviços de busca de mercadorias para o presídio e posteriormente retornou à oficina mecânica, onde transferiu as compras da caminhonete Hilux do criminoso para a F-250.

Somente após todos os afazeres da tarde, o policial penal comunicou o diretor sobre a suposta fuga, em uma conversa em local isolado, que demorou aproximadamente 40 minutos.

Após o lapso temporal, os dois investigados registraram boletins de ocorrência distintos, com intuito de eximir-se das responsabilidades, contudo, com várias omissões e inconsistências de informações, como a indicação do local da fuga – a churrascaria.

A investigação deixou clara que a atuação dos agentes públicos, se fosse feito o fiel registro dos fatos, permitiria o acionamento das forças de segurança para recaptura dos foragidos, assim como a abordagem das mulheres que auxiliaram na fuga. Entretanto, o fato não era de interesse dos servidores.

Operação Shadow

A operação foi deflagrada na manhã de segunda-feira (14.4) para cumprimento de 35 ordens judiciais contra um grupo criminoso envolvido na fuga do líder de uma facção e de outro detento, do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, ocorrida em 2023.

As investigações identificaram um plano estratégico que contou com apoio de agentes públicos para a fuga dos criminosos.

Os alvos, entre eles dois policiais penais, são investigados pelos crimes de facilitação de fuga de pessoa legalmente presa e integração de organização criminosa.

Propaganda

Polícia

Homem é morto e mulher fica ferida após ataque a tiros em Nova Mutum

Casal chegava em casa quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta; mais de 15 disparos teriam sido efetuados

Um homem morreu e uma mulher ficou ferida após um ataque a tiros ocorrido na madrugada deste domingo (27), no bairro Jardim Ágata, em Nova Mutum.

Segundo as informações apuradas inicialmente, o crime aconteceu por volta de 0h10, na região da Rua das Canelas com a Rua D. As vítimas chegavam em casa em uma caminhonete Chevrolet S10 branca quando foram surpreendidas por dois homens que estavam em uma motocicleta.

Os suspeitos se aproximaram do veículo e efetuaram mais de 15 disparos contra o casal. Após o ataque, os dois fugiram e, até a última atualização do caso, ainda não haviam sido localizados.

O homem foi atingido diversas vezes e morreu ainda no local. A mulher também foi baleada e recebeu atendimento de uma equipe do Corpo de Bombeiros antes de ser encaminhada ao Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro. Até o momento, não há informação oficial sobre o estado de saúde dela.

Leia Também:  Polícia Civil localiza no Pará autor de homicídio que vitimou funcionário de concessionária de energia

A Polícia Militar realizou o isolamento da área para os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Durante os procedimentos no local, os policiais encontraram uma porção de substância entorpecente na porta do motorista da caminhonete. O tipo e a quantidade do material não foram informados. A presença da substância, por enquanto, não permite estabelecer qualquer relação com a motivação do crime, que segue sob investigação.

As identidades do homem que morreu e da mulher ferida ainda não haviam sido oficialmente divulgadas até a publicação das primeiras informações.

A Polícia Civil deve investigar as circunstâncias do homicídio, a motivação do ataque e trabalhar na identificação dos dois suspeitos que estavam na motocicleta.

O caso provocou movimentação das forças de segurança durante a madrugada e será acompanhado pelas autoridades ao longo das próximas horas.

A reportagem poderá ser atualizada assim que novas informações oficiais forem divulgadas pelas forças de segurança.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA