Mato Grosso
Sarau Prosa, Poesia e Justiça marca celebração dos 38 anos da Esmagis-MT
A Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) celebrou seus 38 anos de atividades com o 1º Sarau Prosa, Poesia e Justiça, realizado na última sexta-feira (23 de junho), em homenagem ao poeta cuiabano Manoel de Barros. A iniciativa reuniu magistrados(as) e servidores(as), acompanhados de seus familiares, num momento de incentivo à cultura e confraternização entre os participantes.
Prestigiando o evento, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, salientou ter uma relação de amor e proximidade muito significativa com a Esmagis. “Eu sinto uma gratidão muito grande porque foi importantíssimo cursar o período preparatório para poder fazer o concurso. Para mim, fez toda a diferença e eu me comprometi comigo mesma que tudo que pudesse fazer para retribuir esse benefício que recebi eu o faria. E tenho cumprido essa promessa. Já fui facilitadora de diversas matérias, ajudo em cursos, já lecionei na Esmagis. Meu amor e meu carinho por essa Escola reverberam em minha alma.”
Homenagem – O cuiabano Manoel de Barros nasceu em 1916 e teve sua vida dedicada à poesia. Com linguagem simples e coloquial, escreveu sobre temas como infância, cotidiano e natureza. Faleceu em 2014 e até hoje é considerado um dos maiores poetas brasileiros. Para falar sobre a vida e trajetória poética do homenageado, o Sarau contou com a participação da professora Maria Cristina de Aguiar Campos. Doutora em Educação, ela ocupa a cadeira 16 na Academia Mato-grossense de Letras.
No Sarau, alguns magistrados(as) e convidadas mostraram seu lado artístico e declamaram poesias do homenageado: o juiz Abel Balbino Guimarães recitou “O apanhador de desperdícios” e o poema “O livro sobre nada”, do livro “Memórias inventadas – a infância”. A juíza Ana Cristina Mendes apresentou o poema “A disfunção”, da obra “Tratado geral das grandezas do ínfimo. A magistrada Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correia recitou a poesia “O autorretrato”, da obra “O livro das ignorãças”. Já a servidora Dalila Matos declamou o poema “A borra”, do livro “Ensaios Fotográficos”; a juíza Hanae Yamamura apresentou a poesia “Línguas” e a sobrinha-neta do poeta, Solange Maria de Barros, recitou “Menino do mato”.
Já a servidora Dalila Matos, assessora jurídica sênior da Presidência, disse ter ficado muito honrada com o convite para declamar a poesia. “Amo poesia, escrevo poesias desde a adolescência, já publiquei alguns livros de poesia, é a minha paixão. Achei a iniciativa brilhante da Esmagis de trazer para o Poder Judiciário esse momento de descontração, de música, de encanto e magia, porque poesia é isso! Mexe com a gente, poesia é sentimento, é realidade, é sonho, vem do onírico, daquilo que brota das nossas entranhas. Me sinto muito feliz e honrada por essa participação”. Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
Cidades
Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.
A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.
A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.
Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.
“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.
Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar





