Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Poder Judiciário de Mato Grosso

O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) está promovendo um curso de formação de facilitadores de círculos de paz, na comarca de Pontes e Lacerda, entre os dias 16 e 20 de maio. Serão formados 22 facilitadores nessa primeira etapa teórica, por meio de 40 horas de curso.
 
Na oportunidade, as instrutoras Ana Teresa Pereira Luz e Silvia Regina Lomberti Melhorança promovem o primeiro curso depois da pandemia, quando as capacitações ficaram suspensas por dois anos.
 
“Está sendo muito bom, surpreendente, o interesse das pessoas é muito grande. Percebemos que elas têm clareza de como utilizar o círculo, com quais pessoas, estão interessados em todo o curso”, pontua Silvia.
 
Os participantes são moradores da cidade empenhados em trabalhos sociais, especialmente com mulheres vítimas de violência doméstica e reeducandos que cumprem pena na Cadeia Pública.
 
Participam vereadores, advogados, servidores públicos, psicólogos, assistentes sociais e cidadãos em geral.
 
A formação está sendo realizada na Sala da Mulher da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição da imagem: Foto do grupo que realiza a capacitação em Pontes e Lacerda. Há 18 pessoas sentadas em cadeiras que formam um círculo e uma está em pé falando. À esquerda há uma parede azul e ao centro uma janela grande com cortina azul, onde bate a claridade do sol.
 
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fim de semana: Poder Judiciário funciona em regime de plantão
Propaganda

Cidades

Mato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios

Mato Grosso deu um passo importante na política ambiental ao adotar uma nova destinação para maquinários apreendidos em fiscalizações. A partir de agora, os equipamentos não serão mais destruídos, mas repassados às prefeituras para utilização em obras e na manutenção de estradas, principalmente nas regiões que atendem a agricultura familiar.

A mudança foi formalizada por meio de um memorando de intenções firmado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o Ministério Público Estadual.

A iniciativa representa uma mudança de paradigma na gestão dos bens apreendidos, transformando equipamentos que antes eram inutilizados em ferramentas de apoio ao desenvolvimento local. Na prática, os maquinários passam a contribuir diretamente com a infraestrutura dos municípios, fortalecendo o escoamento da produção e o atendimento às comunidades rurais.

Segundo o presidente da AMM, Hemerson Máximo, conhecido como Maninho, a medida é resultado da atuação conjunta da entidade com os municípios e demonstra que é possível alinhar preservação ambiental com desenvolvimento econômico.

Leia Também:  MPMT firma mais cinco acordos para adequações de acessibilidade 

“Estamos transformando o que antes era perdido em benefício direto para a população. Proteger o meio ambiente e defender Mato Grosso caminham juntos”, destacou.

Com a iniciativa, o estado busca dar mais eficiência à política ambiental, ao mesmo tempo em que reforça a estrutura dos municípios e amplia o apoio à agricultura familiar.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA