Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diamantino

Diamantino firma convênio com AGIRF para fiscalização de água e esgoto sem custos ao município

O município de Diamantino firmou, nesta quarta-feira (1º), um convênio com a AGIRF – Agência de Regulação e Fiscalização, que passa a ser responsável pelo acompanhamento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela concessionária Águas de Diamantino.

A cerimônia de assinatura ocorreu no gabinete municipal e contou com a presença do prefeito Francisco Ferreira Mendes Júnior (Chico Mendes), do vice-prefeito Antônio Martins Teixeira e do diretor institucional da AGIRF, Benier Marcos Silva.

Com a adesão de Diamantino, a Agência passa a atuar em 11 municípios, consolidando sua atuação e fortalecendo sua presença regional. A AGIRF se tornou recentemente uma das maiores agências de regulação do estado, resultado da expansão de convênios e do fortalecimento da fiscalização dos serviços públicos essenciais.

De acordo com o diretor institucional, a iniciativa fortalece a transparência e assegura que os serviços prestados à população estejam em conformidade com a legislação.
“Nosso compromisso é garantir que a população receba um serviço de qualidade, com monitoramento permanente e responsabilidade na fiscalização”, afirmou Benier Marcos Silva.

Leia Também:  Capotamento mata motorista de caminhão na BR-158, em Canarana

O prefeito Chico Mendes destacou que o convênio trará benefícios diretos aos moradores, sem gerar despesas para os cofres públicos.
“Diamantino contará com uma unidade da Agência, composta por dois servidores – uma ouvidora e um fiscal – além de um veículo exclusivo para as ações de fiscalização. Tudo isso sem custo algum para o município, o que garante mais segurança e qualidade no fornecimento de água e no tratamento de esgoto”, ressaltou.

Com a parceria, a população passará a ter um canal direto de atendimento via a ouvidoria da AGIRF e contará com fiscalização diária da concessionária, assegurando maior eficiência e transparência na prestação do serviço.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Casa dos Sabores recebe nova programação cultural e formativa no Centro Histórico de Diamantino

O Instituto Reviva Diamantino, em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Prefeitura de Diamantino, promove programação cultural e formativa, no contexto do projeto Reviva Diamantino, com foco na Casa dos Sabores e na Biblioteca-Parque, ambas localizadas no Centro Histórico. Iniciativa da Prefeitura, com apoio da JBS e da Fundação Getulio Vargas, o projeto Reviva Diamantino é um conjunto de ações para valorização do patrimônio cultural e requalificação do Centro Histórico.

A iniciativa busca transformar o Centro Histórico de Diamantino em um polo permanente de convivência, formação e economia criativa, valorizando a cultura e os saberes tradicionais do município. Entre as atividades previstas para a Casa dos Sabores, estão a realização de novas edições da Feira da Agricultura Familiar de Diamantino – a Feirinha – e oficinas de produtos alimentícios artesanais, além de outras ações voltadas ao empreendedorismo e à geração de renda para produtores e empreendedores locais.

A programação, gratuita, foi criada para envolver diferentes públicos da comunidade, com ações para crianças, como as oficinas Pequenos Chefs, atividades em família, como a oficina de brownie Mães e Filhos, e formações para jovens e adultos nas áreas de gastronomia e artesanato, voltadas ao empreendedorismo e à valorização da memória e dos saberes tradicionais.

Outra frente do projeto são ações de aquecimento para a abertura da nova Biblioteca-Parque, que será inaugurada em maio, com a primeira Festa Literária de Diamantino (FliDi). A programação prevê também ações de leitura, contação de histórias e atividades educativas ao longo do semestre, ampliando as oportunidades de formação e a ocupação qualificada do Centro Histórico.
Para o Instituto Reviva Diamantino, a parceria com a FGV e a Prefeitura reforça o compromisso coletivo de fortalecer as cadeias produtivas culturais e gastronômicas, valorizar os saberes locais e promover o desenvolvimento cultural, social e sustentável de Diamantino.

Leia Também:  Câmera registra assassinato de vigia em bar no interior de MT

Casa dos Sabores promove curso de bolo de arroz aberto à comunidade
No dia 18 de abril será realizado, na Casa dos Sabores, o Curso de Bolo de Arroz, capacitação gratuita voltada a quem deseja aprender o passo a passo dessa receita tradicional. O curso acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h, em um único dia de atividades.
Com vagas limitadas, o evento é uma oportunidade para quem quer aprimorar habilidades na cozinha, testar uma nova fonte de renda ou simplesmente preparar o bolo de arroz com mais técnica.

O Curso de Bolo de Arroz é uma iniciativa do Instituto (Re)Viva, com apoio de parceiros locais, e tem como objetivo incentivar a culinária regional e compartilhar conhecimento de forma acessível à comunidade. As inscrições estão abertas e devem ser feitas presencialmente na Casa dos Sabores.

Oficina ‘Mães e Filhos’ reúne famílias para aprender brownie na Casa dos Sabores
No dia 25 de abril de 2025, será realizado em Diamantino o Curso Mães e Filhos: aprendendo a fazer brownie, uma oficina gratuita voltada para adultos e crianças que desejam aprender juntos o passo a passo dessa receita. A atividade acontece das 13h às 17h, na Casa dos Sabores.
Com vagas limitadas, o curso é uma oportunidade para fortalecer vínculos em família, introduzir as crianças à cozinha de forma orientada e estimular o interesse pela gastronomia. As inscrições estão abertas e devem ser feitas presencialmente na Casa dos Sabores.
Serviço:
Feirinha – Feira da Agricultura Familiar de Diamantino
Quinta-feira, 16/04 – das 18h às 22h
Praça Major Caetano, em frente à Casa dos Sabores

Leia Também:  Justiça mantém prisão dos quatro suspeitos de invadir celulares de autoridades

Casa dos Sabores
Rua Marechal Rondon, 158 – Centro Histórico de Diamantino
Horário de funcionamento:
Datas e horários das próximas programações:

Pequenos Chefs
Datas:15, 22 e 29 de abril
Horários: 8h às 11h (manhã) e 14h às 17h (tarde)
Faixas etárias por dia:
15/04 – 11 a 13 anos
22/04 – 8 a 10 anos
29/04 – 11 a 13 anos
Local: Casa dos Sabores – Rua Marechal Rondon, 158 – Centro Histórico de Diamantino

Curso de Bolo de Arroz
Data: 18/04/2025
Horário: 8h às 11h – 13h às 16h (um dia inteiro de curso)

Curso Mães e Filhos
Data: 25/04/2025
Horário: 13h às 17h

FliDi – Feira Literária de Diamantino
Dias 15, 16 e 17/05, no Centro Histórico
Programação será divulgada em breve

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA