Cidades
Órgãos públicos não irão funcionar no Dia da Consciência Negra na capital
Nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, em Cuiabá, será feriado e, desse modo, não haverá expediente nos órgãos públicos municipais e estaduais. Apenas alguns serviços, como de saúde, segurança, fiscalização e orientação no trânsito e coleta de lixo, deverão ser mantidos. Os trabalhos nas repartições públicas serão retomados normalmente na segunda-feira (23).
No entanto, o comércio poderá funcionar normalmente, desde que pague hora extra e dê folga aos funcionários, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL).
O data foi instituída oficialmente em 2011 e se tornou feriado em 17 estados. Em Mato Grosso, por exemplo, a lei é estadual e, com isso, é feriado em todos os 141 municípios mato-grossenses. O G1 listou como será o funcionamento dos órgãos públicos municipais e estaduais. Confira:
Judiciário
Assim como no governo, não haverá expediente no Judiciário, nesta sexta-feira (20). Conforme a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), os prazos processuais iniciados ou terminados nestes dias serão automaticamente prorrogados para o próximo dia útil, ou seja, segunda-feira (23).
Segurança
De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), todas as delegacias, unidades do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Cisc) estarão funcionando normalmente durante o feriado e sem alteração do horário de atendimento. Apenas os setores administrativos da Sesp estarão fechados.
Comércio
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) informou que é permitido o funcionamento do comércio no feriado em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. Portanto, fica facultado a abertura das lojas, desde que pague hora extra e concessão de folga compensatória.
Shoppings
No shopping Pantanal, a praça de alimentação funcionará de 11h às 22h. Já o cinema, lazer e as farmácias começam a funcionar às 14h e com atendimento até as 22h. Já no shopping Três Américas, a praça de alimentação e a farmácia vão funcionar de 11h até 22h. O cinema e lazer de 14 às 22h. No shopping Goiabeiras, a praça de alimentação e lazer abrirão normalmente de 11h até 22h. Todas as lojas dos shoppings funcionarão de 14h às 20h.
Correios
Todas as agências dos Correios não vão abrir no feriado desta sexta. O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira. Em Cuiabá, a única unidade aberta no sábado é a Agência Central de Correios, na Praça da República, no Centro da capital, das 9h até 12h.
Hemocentro
O MT-Hemocentro não funcionará no feriado. A única unidade a atender a população será o MT Hemocentro instalado no Pronto Socorro de Cuiabá, de 7h às 18h.
Bancos
Segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (Seeb-MT), não haverá atendimento nas agências bancárias nesta sexta. As contas com vencimento no feriado poderão ser pagas, sem juros, no primeiro dia útil após o feriado, na sexta-feira. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.
G1 MT
Cidades
Do agro ao petróleo: empresa arremata bloco de exploração em Nova Mutum

Uma empresa arrematou um bloco de exploração de petróleo e gás em Nova Mutum (MT) e iniciou os preparativos para testes em campo. A previsão é realizar cerca de 500 coletas de amostras entre junho e julho, como parte da fase inicial de análise do potencial da área.
O prefeito Leandro Félix informou que se reuniu nesta terça-feira (14) com representantes da Dillianz Petro, responsável pelo bloco, para alinhar os próximos passos do projeto.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor destacou que a iniciativa faz parte de um planejamento estratégico de crescimento do município. “É um momento muito importante para Nova Mutum. Estamos vivendo um planejamento bem definido de desenvolvimento e queremos avançar com esse projeto”, afirmou.
De acordo com a empresa, as coletas devem ocorrer em diferentes áreas do município, incluindo propriedades rurais. Por isso, a orientação é que produtores e proprietários estejam atentos à passagem das equipes nos próximos meses.
“Entre junho e julho, as equipes estarão em campo para realizar as coletas. É uma etapa fundamental para entender o potencial da região”, explicou o prefeito.
Ainda segundo a gestão municipal, o projeto pode representar uma mudança no perfil econômico da cidade, tradicionalmente baseada no agronegócio. A expectativa é que a possível exploração de petróleo e gás atraia investimentos, gere empregos e abra novas oportunidades.
Apesar do avanço, esta fase ainda é inicial e voltada à coleta de dados técnicos. A exploração comercial dependerá dos resultados das análises e do cumprimento das etapas de licenciamento ambiental e viabilidade econômica. Veja abaixo o vídeo divulgado pelo prefeito:
-
Polícia4 dias atrásHomem mata a mulher, usa o celular dela para pedir dinheiro à família da vítima e vai a bar beber, diz polícia
-
Cidades2 dias atrásMato Grosso deixa de destruir maquinários apreendidos e passa a destiná-los aos municípios
-
Esportes2 dias atrásLula revela consulta de Ancelotti: ‘Você acha que o Neymar deve ser convocado?’
-
É Direito4 dias atrásGilmar Mendes nega recurso e mantém pena de 22 anos a PM por assassinato a tiros em bar
-
Esportes2 dias atrásBMX de Nova Mutum realiza entrega oficial de bicicletas adquiridas através de recursos do MPMT
-
Golpe2 dias atrásMulher cai em golpe de cobrança de pedágio e perde R$ 77
-
Polícia4 dias atrásPM prende traficante e apreende drogas na casinha do cachorro
-
Mundo4 dias atrásTrump dá início ao bloqueio no Estreio de Ormuz e diz que vai “eliminar” qualquer navio que tentar passar







Você precisa estar logado para postar um comentário Login