Cultura
Juína recebe oficina sobre execução e prestação de contas de projetos culturais

A cidade de Juína será palco, no próximo dia 26 de março, de uma importante ação de formação voltada ao fortalecimento do setor cultural. Estão abertas as inscrições para a oficina “Execução e Prestação de Contas de Projetos Culturais 2025/2026 – Ciclo 1”, realizada no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
O encontro acontece na Casa da Cultura de Juína, das 8h às 17h, e é voltado a agentes culturais, gestores, artistas, produtores e demais fazedores de cultura interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a correta execução de projetos e a prestação de contas, etapa fundamental para garantir a continuidade de investimentos no setor.
A oficina contará com a presença e participação de representantes do Instituto Mutirum da Cultura, do Conselho Estadual de Cultura e da SECEL – Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, que irão compartilhar orientações práticas, esclarecer dúvidas e apresentar diretrizes atualizadas sobre os processos exigidos nos editais culturais.
De acordo com a organização, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e qualificar os profissionais da cultura local, promovendo mais segurança na gestão de recursos públicos e fortalecendo a cadeia produtiva cultural do município.
As vagas são limitadas, e os interessados devem se inscrever previamente por meio do link: https://forms.gle/uFrFwxnnBkFmwUqg7
A participação é gratuita. A expectativa é reunir diversos representantes do setor cultural de Juína e região, consolidando o evento como um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas de cultura.
Serviço
📍 Local: Casa da Cultura de Juína
📅 Data: 26 de março
⏰ Horário: 8h às 17h
Cidades
Encenação da Via Sacra leva população às lágrimas em Torixoréu-MT no encerramento da Semana Santa VEJA VÍDEO

Em uma noite de lua cheia, silêncio, mistério e devoção, na Sexta-feira Santa, a rua rústica da avenida Dom Bosco, em Torixoréu-MT, a “Cidade Brilhante”, não foi apenas caminho, mas o palco de uma história de amor que atravessa milênios. A Via Sacra – Encenação da Paixão de Cristo, não cruamente uma representação; foi um abraço da nossa cultura na fé do nosso povo.
Tudo começou sob o olhar atento da arte. Na primeira estação, as paredes da Biblioteca Municipal Professor Pedro Arbués deixaram de ser concreto para se tornarem o tribunal da história. Pelas mãos sensíveis do artista visual local, Stive Woston Barreto, a fachada transformou-se em um cenário vivo, onde o traço da arte visual local deu o tom solene ao julgamento de Jesus, provando que a beleza é, também, uma forma de oração.
Outro destaque também, na caracterização artística da matéria humana, que foi a maquiagem artística de Jesus de Nazaré e da personagem da cena “Jesus Consola as mulheres que choram”, materializada pela sensibilidade das mãos da secretária de Turismo, Lorena Matos.
Ao longo do cortejo, cada passo dado pela comunidade carregava um eco de esperança. Este ano, as estações nos convidaram a uma imersão profunda nos temas da Fraternidade e Moradia, lembrando-nos que o Cristo que sofreu ontem habita hoje a busca de cada irmão por dignidade e um teto que o acolha.
O ápice dessa jornada de emoções nos conduziu à Igreja Matriz, onde uma apreciável réplica do Sepulcro, em tamanho ampliado, nos aguardava. Ali, diante do túmulo, a tristeza da despedida deu lugar ao desfecho no calvário da Paixão de Cristo.
“A Secretaria de Cultura juntamente com a Paróquia São João Bosco e o apoio potente da Prefeitura de Torixoréu, e de seus parceiros diretos, com o destaque à professores e professoras da Escola Estadual Arthur da Costa e Silva, que atuaram forte, na realização da Via Sacra – Encenação da Paixão de Cristo, como parte da programação paralitúrgica da Semana Santa em Torixoréu – 2026, estão escrevendo junto com cada ator e voluntário, um capítulo inesquecível na história de Torixoréu, que une fé, cultura e devoção popular!” destacou o secretário de Cultura Vanney Neves.
-
É Direito7 dias atrásSaga Pantanal é condenada a pagar R$ 10 mil após Fiat Toro dar defeito com uma semana de uso
-
Cidades7 dias atrás“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador
-
Tragédia7 dias atrásHerdeira milionária é encontrada morta com tiro de rifle na África do Sul
-
Esportes7 dias atrásMax Russi é destaque na transmissão oficial da FIFA durante a estreia do Brasil na Copa do Mundo
-
Política7 dias atrásLula e Flávio Bolsonaro participam de eventos em Mato Grosso no mesmo dia





