Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Semana de calor e pancadas: veja a previsão para Mato Grosso nesta semana

As condições predominantes indicam tempo típico de verão, com elevada umidade e possibilidade de temporais isolados nas regiões Norte, Centro e Sul do estado.

A semana em Mato Grosso deve ser marcada por temperaturas elevadas e chuva frequente em grande parte do Estado, segundo o Inmet. As condições predominantes indicam tempo típico de verão, com elevada umidade e possibilidade de temporais isolados nas regiões Norte, Centro e Sul do estado.

Cuiabá e entorno
Na Capital e municípios vizinhos como Várzea Grande e Rondonópolis, a previsão indica forte calor e elevada umidade, com máximas frequentemente acima dos 30 °C e instabilidade provocando chuvas em vários dias da semana.

O mês de janeiro tradicionalmente apresenta alto percentual de dias com chuva em Cuiabá, cenário que deve se manter ao longo desta semana.

 

Cuiabá e entorno

Na Capital e municípios vizinhos como Várzea Grande e Rondonópolis, a previsão indica forte calor e elevada umidade, com máximas frequentemente acima dos 30 °C e instabilidade provocando chuvas em vários dias da semana.

O mês de janeiro tradicionalmente apresenta alto percentual de dias com chuva em Cuiabá, cenário que deve se manter ao longo desta semana.,

Cuiabá

Calor intenso e pancadas isoladas.

12/01 (Seg)

Alta chance de chuva

31° / 23°
~61%

13/01 (Ter)

Temporais

28° / 22°
~76%

14/01 (Qua)

Chuva à tarde

33° / 22°
~58%

15/01 (Qui)

Chuva leve

35° / 23°

16/01 (Sex)

Leia Também:  Dados oficiais do INPE apontam queda de 22% no desmatamento em Mato Grosso

Chance de chuva

35° / 25°

Várzea Grande

Chuvas frequentes e trovoadas.

12/01 (Seg)

Chuva e trovoadas

32° / 23°

13/01 (Ter)

Chuva frequente

31° / 23°

14/01 (Qua)

Instável

32° / 23°

15/01 (Qui)

Chuva fraca

33° / 23°

16/01 (Sex)

Trovoadas

33° / 24°

Rondonópolis

Calor e chuva pontual.

12/01 (Seg)

Chuva à noite

~31° / ~23°
~65%

13/01 (Ter)

Chuva isolada

~30° / ~22°
~66%

14/01 (Qua)

Chuva à tarde

~33° / ~23°
~60%

15/01 (Qui)

Chuva leve

~35° / ~23°

16/01 (Sex)

Chuva isolada

~35° / ~24°

Norte de Mato Grosso

No Norte do estado, incluindo Sinop e Alta Floresta, o padrão também tende para calor e chuva regular. A presença de sistemas de instabilidade associados ao verão favorece pancadas ao longo da tarde e início da noite, especialmente entre terça e quinta-feira, com períodos de sol intenso nas horas mais quentes do dia.

Sinop

Padrão de verão: calor constante e chance alta de chuva no começo da semana.

12/01 (Seg)

Chuva provável

30° / 21°
Prob.: 82%
Umid.: 68–100

13/01 (Ter)

Chuva provável

29° / 21°
Prob.: 77%
Umid.: 72–100

14/01 (Qua)

Chuva provável

30° / 21°
Prob.: 74%
Umid.: 70–98

15/01 (Qui)

Chuva moderada

30° / 22°
Prob.: 66%
Umid.: 72–100

16/01 (Sex)

Chuva menos provável

30° / 22°
Prob.: 49%
Umid.: 70–99

Fonte: Climatempo (previsão 12 a 16/01).

Leia Também:  Sorriso: Após denúncia de moradora, Caramuru diz que houve excesso de irrigação

Alta Floresta

Calor com umidade alta e chuva recorrente ao longo da semana.

12/01 (Seg)

Chuva provável

31° / 21°
Prob.: 70%
Umid.: 62–100

13/01 (Ter)

Chuva moderada

31° / 22°
Prob.: 66%
Umid.: 64–100

14/01 (Qua)

Chuva moderada

31° / 22°
Prob.: 68%
Umid.: 59–100

15/01 (Qui)

Chuva moderada

29° / 22°
Prob.: 64%
Umid.: 70–100

16/01 (Sex)

Chuva provável

30° / 22°
Prob.: 60%
Umid.: 67–99

Fonte: Climatempo (previsão 12 a 16/01).

Leste e região do Araguaia

Em municípios como São Félix do Araguaia e Água Boa, a anterior tendência de chuva dentro ou ligeiramente acima da média histórica para o Centro-Oeste sugere que as precipitações possam aparecer de forma espaçada no decorrer da semana, com calor à tarde e pancadas isoladas.

Oeste e sudoeste

No Oeste do estado, abrangendo locais como Cáceres e Tangará da Serra, os termômetros também devem ficar elevados, com sensação de calor marcada e chuvas que podem ser irregulares, mas ainda significativas, típicas do verão. Regiões mais distantes do centro urbano podem apresentar variação de nuvens e períodos de chuva no fim da tarde.

Tendência geral

Segundo projeções climáticas para janeiro, o volume de chuvas no Centro-Oeste, que inclui Mato Grosso, pode ficar próximo ou acima da média histórica para o mês, reforçando o caráter úmido e instável do verão na região, com calor persistente e pancadas regulares de chuva.

Propaganda

Cidades

Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.

Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.

De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.

A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.

Leia Também:  Menina de 9 anos escreve bilhete pedindo socorro e é resgatada pela PM

Penalidades

Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.

O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Incentivo a atividades educativas

Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.

Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.

Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.

Leia Também:  Expo Diamantino 2025: Sucesso e Apoio do Deputado Estadual Beto 2 a 1

Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.

O que é “aura farming”?

O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA