Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Primeira-dama de MT agradece Governo de MT pelas entregas do SER Família Solidário em aldeias indígenas

O programa SER Família Solidário, idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, está realizando missão nas aldeias indígenas do Estado para entrega de cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza. A primeira-dama do Estado é voluntária no Governo e acompanha a ação, por meio dos registros e mensagens.

A execução do programa é gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com apoio da Unidade de Ações e Atenção à Família (Unaf) e Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil, que conta com o apoio logístico da defesa civil.

Nesta semana, entre os dias 22 e 26, as equipe fizeram as entregas em aldeias localizadas nos municípios de Novo São Joaquim, General Carneiro, Poxoréu e Barra do Garças. Esta é terceira etapa da missão e foram contempladas 28 aldeias e mais de 600 cestas básicas e kits de higiene e limpeza foram entregues

A primeira-dama Virginia Mendes agradeceu pelo empenho e dedicação das equipes que participaram dessa força-tarefa.

“Gratidão as equipes que durante toda essa semana visitaram os nossos irmãos indígenas, eu amo meu povo e ajudar a cuidar deles é uma missão que faço de coração. Logo, logo quero estar com eles, sinto muitas saudades. Fico feliz pelas equipes da Setasc, Unaf, Defesa Civil e superintendência de assuntos indígenas levarem além dos alimentos e kits de higiene e limpeza atenção, carinho, e ver de perto o que eles realmente precisam. Quero também destacar a sensibilidade do Governo de Mato Grosso, e agradecer ao governador Mauro Mendes pela confiança em nosso trabalho. Não fazemos nada sozinhos”.

Arquivo da primeira-dama de MT Virginia Mendes com o cacique Raoni em uma das visitas a aldeia Meruri (Foto: Jana Pessoa)

O cacique Geraldo da aldeia Volta Grande, localizada em Novo São Joaquim, ressaltou a presença ativa da primeira-dama Virginia Mendes e do Governo de MT.

“A primeira-dama Virginia e o governador Mauro Mendes sempre apoiam o povo Xavante. As cestas básicas ajudam as comunidades e as crianças se alimentam melhor. A primeira-dama Virginia Mendes está fazendo um trabalho ótimo por nós”, disse.

Leia Também:  Quinta-feira (27): Mato Grosso registra 616.657 casos e 14.240 óbitos por Covid-19

 Vice-cacique Tadeu, da aldeia Três Rios. (Foto: João Reis)

“Antes as aldeias não tinham essa atenção, mas agora temos as visitas e agradecemos muito por essa oportunidade”, destacou o vice-cacique Tadeu, da aldeia Três Rios (Poxoréu).

O cacique Valter Awe Rairo, da aldeia Imaculada Conceição em Novo São Joaquim, falou da importância da ação e da saudade que sente da primeira-dama de MT. “Primeira-dama Virginia estamos com saudades da senhora e sentimos sua falta nas visitas, mas é bom saber que a senhora está bem. Estamos agradecidos porque a senhora articulou as entregas dos alimentos e kits. Queremos a senhora recuperada logo”.

“Com a primeira-dama Virginia Mendes e o nosso governador os resultados chegam pra nós”, afirmou o cacique Graciliano da Aldeia São Francisco (Poxoréu).

As entregas do Ser Família Solidário nas aldeias indígenas tiveram início no mês de abril e já percorreram os municípios de Rondonópolis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim. Ao todo 1.150 cestas e kits de higiene e limpeza foram entregues até o momento.

Padre Andelson, líder da missão Salesiana na aldeia Meruri (Foto: João Reis - Setasc)

O padre Andelson, líder da missão Salesiana na aldeia Meruri em General Carneiro, destacou as ações e lembrou que na pandemia foi possível fortalecer os laços de bondade. “Na pandemia de certa forma as pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar do amor, fazer boas ações e resgatar a compaixão. O bem quanto mais a gente faz mais pessoas são alcançadas. Nossa gratidão ao Estado, ao governador Mauro Mendes, a nossa querida primeira-dama Virginia Mendes, madrinha dos povos indígenas, nossa querida amiga e irmã que já pisou essas terras e nossa gratidão a todas as equipes que participam desta missão de amor”.

Cacique Osmar Aroenoguaijwy, da aldeia Meruri. (Foto: João Reis -Setasc)

“Em nome do nosso povo agradeço esta ação do Governo do Estado por meio da nossa querida irmã Virginia Mendes. As cestas básicas são apenas uma parte das ações dentre tantos projetos que nosso povo tem sido contemplado. Então só temos a agradecer”, ratificou o cacique Osmar Aroenoguaijwy, da aldeia Meruri (General Carneiro).

Leia Também:  Nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco alto de contaminação da Covid-19

De acordo com a Setasc, nas visitas às aldeias todas as famílias estão sendo cadastradas, e as informações serão confrontadas com os cadastros realizados nos municípios para o programa SER Família Indígenas. “Como a primeira-dama Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes sempre nos cobra, as famílias que precisam ser assistidas com os programas devem estar devidamente cadastradas e têm que ser atendidas com qualidade e eficiência”, pontuou a secretaria da Setasc, Grasi Bugalho.


Cacique Kléber Rodrigues Mentoreo , da aldeia Meri Bore Eda, etinia Boe-bororo (Foto: João Reis - Setasc)

“Nós queremos agradecer não só essas cestas básicas e esse momento, mas todo o trabalho que a gente vem acompanhando e sabemos que a primeira-dama Virginia Mendes, ao lado do governador Mauro Mendes, está empenhada, acompanhamos os trabalhos sociais e a gente tem admirado muito. Somente quem precisa sabe o quanto é valioso alguém que olhe por nós, então dona Virginia a senhora tem olhado e eu tiro o chapéu para a senhora”, declarou o Cacique Kléber Rodrigues Mentoreo , da aldeia Meri Bore Eda, etinia Boe-bororo (General Carneiro).

Ação emergencial

Além das entregas programadas, no último sábado (20.05), Indígenas da etnia Xavante de 22 aldeias próximas ao município de Paranatinga, receberam 290 cestas e kits de higiene e de limpeza, e 300 cobertores dos Programas SER Família Solidário e Aconchego. Uma ação articulada pela primeira-dama Virginia Mendes e o governador Mauro Mendes em caráter emergencial.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

“Beatificação do padre Nazareno torna região Oeste de MT referência religiosa no país”, afirma governador

O governador Otaviano Pivetta afirmou que a beatificação do padre Nazareno Lanciotti projeta Jauru e a região Oeste de Mato Grosso para o país, transformando o município em uma referência para o turismo religioso.

Otaviano participou, neste sábado (13.6), da cerimônia de beatificação realizada em Jauru. O evento reuniu milhares de fiéis, peregrinos e caravanas de diversas regiões do Brasil e da Itália.

“Mato Grosso ganha com esse reconhecimento. A região ganha e Jauru passa a ter uma referência importante para o país. É uma alegria ver esse acontecimento histórico acontecer em Mato Grosso”, afirmou.

Segundo o governador, além do significado para a comunidade católica, a beatificação também contribui para ampliar a visibilidade da região Oeste.

“A região tem vocação para isso. É uma região muito bonita, cheia de belezas naturais, próxima ao Pantanal. Tem vocação para o turismo e, por que não, para o turismo religioso. Isso vai depender muito dos interesses locais e da dedicação da própria região, mas o Estado tem interesse em apoiar as iniciativas dos municípios e de todas as igrejas, de modo geral”, destacou.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso investe R$ 4,9 milhões para revitalização da Avenida 8 de Abril

Para Otaviano Pivetta, a beatificação reconhece a trajetória de um religioso que dedicou a vida ao atendimento da população e deixou um legado que permanece vivo na região.

“É o reconhecimento de um mártir da Igreja Católica, de alguém que doou a própria vida para fazer o bem. Para nós, cristãos, é um momento muito importante. A Igreja tem critérios rigorosos para conceder esse reconhecimento e, para mim, é uma alegria e uma feliz coincidência que esse acontecimento histórico esteja acontecendo durante o meu mandato”, ressaltou o governador.

Durante mais de três décadas de atuação em Jauru, padre Nazareno se dedicou ao trabalho pastoral e a ações voltadas ao atendimento da população, tornando-se uma das principais referências religiosas da região.

Padre Nazareno Lanciotti
Nascido na Itália, padre Nazareno Lanciotti chegou ao Brasil na década de 1970 e se estabeleceu em Jauru, onde atuou por mais de 30 anos. Ao longo desse período, desenvolveu ações religiosas, sociais e comunitárias voltadas ao atendimento da população.

Em 2001, foi vítima de um atentado e morreu dias depois. O Vaticano reconheceu oficialmente seu martírio, abrindo caminho para a beatificação realizada neste sábado, em Jauru. A decisão o torna beato da Igreja Católica, etapa que antecede a canonização.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA