Pesquisar
Close this search box.

Cidades

MPF investiga uso de R$ 5,5 milhões em hospital durante pandemia

Hospital teria usado o valor para pagamento de diárias em leitos pediátricos e neonatais não habilitados para o tratamento da covid-19

A procuradora da República Denise Nunes Rocha Müller Slhessarenko, do Ministério Público Federal (MPF), determinou a abertura de Inquérito Civil para apurar o uso de R$ 5.492.518,75 em recursos federais destinados ao pagamento de diárias de UTI Covid no Hospital Regional de Colíder (632 km de Cuiabá), sem que houvesse a devida habilitação desses leitos pelo Ministério da Saúde.

A decisão foi oficializada por meio da Portaria nº 9, de 28 de janeiro de 2025, mas somente foi publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (7).

A investigação tem como base relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou a destinação dos valores no contrato firmado entre o Estado de Mato Grosso e a empresa Organização Goiana de Terapia Intensiva. O documento previa o gerenciamento técnico, administrativo e o fornecimento de recursos humanos e materiais para o funcionamento de dez leitos de UTI no hospital, sendo oito neonatais e dois pediátricos.

Leia Também:  Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

No entanto, conforme análise do TCU, não houve solicitação da Secretaria Estadual de Saúde para habilitação desses leitos como UTI Covid no Ministério da Saúde, o que levanta suspeitas sobre a regularidade dos pagamentos.

“O Ministério, por meio do Despacho CGAH/DAHU/SAES/MS de 17/11/13, informou que, durante o período da pandemia da Covid-19, não houve solicitação por parte do gestor local de saúde para habilitação de leitos de UTI Covid no Município de Colíder/MT”, diz trecho da portaria.

Diante dos fatos, Slhessarenko decidiu abrir o inquérito civil para investigar possíveis irregularidades.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Câmara de Nova Mutum promove evento em homenagem ao mês da mulher com tema “Mulheres que Inspiram”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ex-candidato a vereador é preso por furtar em “bolsa” de dentro do carro de homem morto em posto
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA