Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Blitz educativa chama atenção para comportamentos mais seguros no trânsito


O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), a partir da Gerência de Ações Educativas, iniciou nesta segunda-feira (07.02), em Cuiabá, ações para sensibilização de motoristas, pedestres, alunos e comunidade escolar para a adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Pela manhã, a Blitz educativa ocorreu nas proximidades da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, no bairro Bela Vista. No período da tarde, a ação será realizada no entorno da creche municipal Josefa da Silva Parente e na Escola Municipal de Educação Básica Madre Marta, também no bairro Bela Vista.

Para reforçar a mensagem de adoção de comportamentos mais seguros no trânsito, a equipe do Detran estampou cartazes com frases sobre uso de celular e direção, transporte de crianças em motocicleta e no banco traseiro, uso do cinto de segurança e travessia na faixa de pedestres. Também foram abordados temas como paradas de veículos em locais proibidos, em frente à escola ou nos arredores.

A ação faz parte da campanha “Volta às Aulas 2022 – Juntos Salvamos Vidas”, promovida pelo Detran-MT com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. 

Leia Também:  Sefaz-MT orienta contribuintes sobre envio de notas fiscais com erro

“É importante que os pais e alunos respeitem e utilizem a faixa de pedestres. Além disso, os motoristas devem observar com cautela a descida e a entrada da criança ou do adolescente no veículo, parando sempre ao lado da calçada com segurança, para evitar acidentes”, destacou a gerente de Ações Educativas do Detran, Gresiella Almeida.

Ao longo da semana, as blitzes educativas serão realizadas nas proximidades de unidades escolares da rede pública e privada de ensino de Cuiabá e Várzea Grande.

Fonte: GOV MT

Propaganda

Cidades

Vereador apresenta projeto para proibir competições de “Farmar Aura” em espaços públicos

Foi lido oficialmente durante a 69ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cáceres, realizada nesta segunda-feira (3), o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vice-presidente da Casa, vereador Isaías Bezerra (Republicanos). A proposta pretende proibir a realização de campeonatos, disputas e eventos competitivos da prática conhecida como “aura farming” (“farmar aura”) em praças, parques, ginásios e demais espaços públicos do município.

Segundo o texto, a restrição tem como foco principal eventos que envolvam a participação, a presença ou a exposição de crianças e adolescentes.

De acordo com o projeto, considera-se “aura farming” a prática popularizada nas redes sociais em que pessoas realizam poses, gestos ou atitudes encenadas para ganhar prestígio e repercussão na internet, especialmente quando organizadas em formato de competição.

A proposta também proíbe a concessão de alvarás, autorizações, patrocínios e a cessão de espaços públicos para esse tipo de evento. No entanto, o projeto deixa claro que a vedação não se aplica a manifestações culturais, religiosas, artísticas ou esportivas tradicionais, nem a condutas individuais espontâneas que não tenham caráter competitivo.

Leia Também:  Embaixador da Noruega afirma que "MT é líder e exemplo" no combate ao desmatamento ilegal

Penalidades

Caso a lei seja aprovada, os organizadores que descumprirem as regras poderão sofrer penalidades que incluem desde advertência por escrito, multa de 10 Unidades Fiscais de Cáceres (UFICs/MT) cerca R$ 717,20, dobrada em caso de reincidência ou quando houver envolvimento de menores. Além da possível suspensão ou cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos.

O projeto também determina que, sempre que forem constatadas crianças ou adolescentes em eventos proibidos, os órgãos de fiscalização comuniquem imediatamente o Conselho Tutelar e o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) para adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Incentivo a atividades educativas

Como alternativa, a proposta autoriza o Poder Executivo a desenvolver campanhas de conscientização sobre os riscos de modismos virais e a ampliar projetos voltados ao contraturno escolar.

Entre as ações previstas estão a expansão de escolinhas esportivas nos bairros, oficinas de música, dança e teatro com valorização da cultura pantaneira, além de cursos de tecnologia e qualificação profissional.

Na justificativa do projeto, Isaías Bezerra cita um episódio ocorrido em Cuiabá, onde um encontro relacionado à prática foi proibido administrativamente no Parque das Águas. Segundo o parlamentar, a intenção é fazer de Cáceres um dos primeiros municípios a estabelecer uma legislação específica sobre o tema.

Leia Também:  MT apresenta potencial turístico e cultura regional na Rio 2016

Após a leitura em plenário, o Projeto de Lei nº 01/2026 segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser votado pelos vereadores.

O que é “aura farming”?

O termo “aura farming” ganhou popularidade nas redes sociais e refere-se à prática de realizar ações, poses, desafios ou comportamentos com o objetivo de ganhar popularidade, admiração ou repercussão na internet. Em alguns locais, essas práticas passaram a ser organizadas em disputas e competições, especialmente entre jovens, com gravações para plataformas digitais. O projeto de lei não proíbe a prática individual, mas busca impedir a realização de eventos competitivos em espaços públicos municipais, sobretudo quando envolvam crianças e adolescentes.

Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA