Política
Mauro Mendes marca convenção que definirá futuro do União Brasil na disputa ao Governo

Jayme afirma ter maioria entre os convencionais, enquanto grupo de Mauro defende manutenção da aliança com Pivetta
O União Brasil oficializou a convocação de sua convenção estadual para o próximo dia 30 de julho, quando os filiados com direito a voto definirão o rumo da legenda nas eleições de 2026 em Mato Grosso. O encontro servirá para decidir se o partido lançará o senador Jayme Campos como candidato ao Governo do Estado ou se permanecerá na aliança que sustenta a candidatura à reeleição do governador Otaviano Pivetta (Republicanos).
A convocação foi assinada pelo presidente estadual da sigla, o ex-governador Mauro Mendes, e publicada no Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), cumprindo o cronograma acordado internamente pelo partido.
A convenção será realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Cuiabá, entre 11h e 16h. Durante o encontro, os 48 convencionais aptos a votar decidirão, por meio de votação secreta, a posição do partido em relação à disputa majoritária, além da composição das chapas ao Governo e ao Senado.
A principal divergência dentro do União Brasil gira em torno do projeto de candidatura do senador Jayme Campos ao Palácio Paiaguás. O parlamentar tenta viabilizar sua volta à disputa pelo comando do Executivo estadual, cargo que ocupou pela última vez há mais de três décadas.
Entretanto, o projeto enfrenta resistência de uma ala da legenda liderada por Mauro Mendes. O ex-governador defende a manutenção da aliança com Otaviano Pivetta e trabalha politicamente para consolidar sua própria candidatura ao Senado dentro da Federação União Progressista.
Nos bastidores, apoiadores de Jayme afirmam contar com maioria entre os convencionais. Segundo esse grupo, pelo menos 29 dos 48 integrantes da convenção estariam alinhados à candidatura própria, número suficiente para aprovar a participação do partido na disputa pelo Governo.
Mesmo que obtenha vitória na convenção estadual, Jayme ainda precisará superar outra etapa para confirmar sua candidatura.
Isso porque o União Brasil integra a Federação União Progressista (UP), formada em conjunto com o Progressistas (PP). A definição sobre as candidaturas majoritárias depende também da deliberação da direção nacional da federação.
Atualmente, tanto a cúpula nacional da UP quanto as principais lideranças do PP defendem a continuidade da aliança com Otaviano Pivetta, cenário que pode dificultar a homologação definitiva da candidatura do senador.
Às vésperas da convenção, o ambiente interno da legenda também foi marcado por acusações feitas por aliados de Jayme Campos.
O grupo afirma que convencionais teriam recebido abordagens e propostas para apoiar a permanência do União Brasil na coligação liderada por Pivetta. As alegações, no entanto, não foram comentadas pelo grupo político de Mauro Mendes, que também evita antecipar qualquer posicionamento sobre o desfecho da votação.
A convenção do próximo dia 30 deverá definir a estratégia eleitoral do União Brasil em Mato Grosso e poderá influenciar diretamente a composição das alianças para a disputa pelo Governo do Estado.
Eleições
PL homologa chapas para deputado estadual e federal (veja os nomes)

O Partido Liberal (PL) definiu, nesta quarta-feira (22), durante convenção realizada em Cuiabá, os candidatos que disputarão as eleições de 2026 para deputado estadual e deputado federal em Mato Grosso. Na mesma convenção, a legenda confirmou o senador Wellington Fagundes como candidato ao Governo do Estado e o deputado federal José Medeiros como candidato ao Senado.
Ao todo, o partido homologou 25 candidaturas, sendo 17 para deputado estadual e oito para deputado federal. Entre os principais nomes homologados estão a primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Íris, o ex-deputado estadual Xuxu Dal Molin, o assessor do senador Wellington Fagundes, Zé Márcio Guedes, e o influenciador digital Xerife Otávio, que reúne cerca de 76 mil seguidores nas redes sociais.
Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa destacam-se os deputados estaduais Gilberto Cattani e Faissal Calil, que tentarão a reeleição, além de Xuxu Dal Molin, que busca retornar ao Parlamento estadual.
Já para a Câmara dos Deputados, a sigla homologou oito candidaturas. Os deputados federais Coronel Fernanda, Coronel Assis e Rodrigo Zaeli disputarão a reeleição. A chapa também conta com o vereador por Cuiabá Rafael Ranalli, que tentará conquistar uma vaga em Brasília.
Durante a convenção, o presidente estadual do PL, Ananias Filho, informou que um pré-candidato à Câmara dos Deputados, que já estava com a candidatura encaminhada, pediu um prazo para reavaliar a decisão em razão de problemas pessoais.
Veja nome dos homologados à Assembleia Legislativa e Câmara Federal:
Deputado estadual
Abmael Borges (ex-prefeito de Vila Rica)
Alcino Barcelos (ex-prefeito de Pontes e Lacerda)
Alex Cardozo
Faissal Calil (deputado estadual)
Gilberto Cattani (deputado estadual)
Irmão Geremias (vice-prefeito de Juína)
Jerônimo Gonçalves (vereador em Cáceres)
Dra. Luciana Horta (vereadora em Rondonópolis)
Maurício Scobar (vereador em Tangará da Serra)
Professor Gilmar Miranda (suplente de deputado estadual)
Professora Mazé
Rafael Yonekubo
Samantha Íris (vereadora por Cuiabá)
Vitor Gabriel (vereador em Juína)
Xerife Otávio
Xuxu Dal Molin
Zé Márcio Guedes
Deputado federal
Coronel Assis (deputado federal)
Coronel Fernanda (deputada federal)
Giovane Mendes
Luísa Böer
Gislaine Yamashita (vereadora em Primavera do Leste)
Rafael Ranalli (vereador por Cuiabá)
Rodrigo Zaeli (deputado federal)
Thiago Boava
Fonte: Redação
-
Saúde1 hora atrásQueda de cabelo com canetas emagrecedoras: por que ocorre e como prevenir
-
Cidades1 hora atrásMT tem 12 concursos abertos nesta semana com salário acima de R$ 16 mil
-
Nacional1 hora atrásReforma tributária muda arrecadação dos municípios e aumenta importância do turismo, alertam especialistas
-
Investigação1 hora atrásRecém-nascida é encontrada morta dentro de lixeira de condomínio
-
Várzea Grande1 hora atrásPivetta promete aporte de R$ 60 milhões para ‘levar água a todas as residências’ de Várzea Grande
-
Acidente1 hora atrásÔnibus com 37 passageiros tomba na BR-163 em Nova Mutum e deixa feridos
-
Eleições59 minutos atrásCinco cidades decidem quase 40% dos votos em Mato Grosso
-
Cidades54 minutos atrásPresidente Lucas Badan destaca Centro Integrado de Saúde como a entrega mais importante para a população de Nova Mutum





