Polícia
Operação cumpre mandados contra envolvidos em furto e abate clandestino de gado na região sul de MT
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (16.05), a ‘Operação Zoião’ para cumprimento de mandados de busca e apreensão contra investigados por furto de gado na região de Alto Araguaia, no sul do estado.
A operação contou com emprego de 12 policiais e cumpriu duas ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara Criminal de Alto Araguaia.
Foram apreendidos duas camionetes, compatíveis com aquelas verificadas durante os furtos, e duas armas de fogo, além de diversos apetrechos característicos com a prática dos crimes (cordas, talhas, catracas, correntes, ganchos.). Também foi apreendido um motor tipo guindaste, acionado por controle remoto, com capacidade para içar mais de uma tonelada.
Investigação
A delegacia da Polícia Civil do municúpio verificou um aumento significativo de ocorrências de furto de gado na região.
Durante as investigações, que tiveram início em 2021, foi apurado que os suspeitos iam até as propriedades rurais da região, inicialmente durante o dia, e usando informações privilegiadas, verificavam a melhor forma de efetuar o furto. Depois, retornavam ao local no período noturno e faziam o abate dos animais, utilizando arma de fogo. Usando camionete, faziam o transporte dos animais e depois o descarne para a venda aos receptadores, geralmente restaurantes e churrascarias da cidade.![]()
Em depoimento nesta terça-feira, um dos proprietários de uma churrascaria de Alto Araguaia confessou que adquire gado abatido do principal alvo há mais de dois anos e, inclusive, nesta manhã teria recebido uma vaca inteira em seu estabelecimento.
A Polícia Civil estima que mais de cinquenta animais foram furtados e abatidos clandestinamente na região pelos investigados, nos últimos dois anos. O prejuízo aproximado, para os proprietários rurais, é de mais de 200 mil reais.
“Além de causar prejuízo para os proprietários rurais, pode colocar em risco a saúde da população, uma vez que esses animais abatidos clandestinamente não passam por qualquer tipo de controle sanitário e são consumidos nos restaurantes da cidade”. Tanto os criminosos responsáveis pelo furto quanto os proprietários dos estabelecimentos que adquirem essa carne clandestina, podem responder pelos crimes de furto qualificado e receptação, respectivamente, que possuem pena somada de mais de cinco anos de reclusão”, explicou o delegado responsável pela investigação Marcos Paulo Batista de Oliveira.
O nome da operação faz alusão ao principal investigado, objeto do cumprimento dos mandados de busca e apreensão. As investigações continuam e outras diligências podem ocorrer a qualquer momento.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Polícia
Homem é morto e mulher fica ferida após ataque a tiros em Nova Mutum
Casal chegava em casa quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta; mais de 15 disparos teriam sido efetuados
Um homem morreu e uma mulher ficou ferida após um ataque a tiros ocorrido na madrugada deste domingo (27), no bairro Jardim Ágata, em Nova Mutum.
Segundo as informações apuradas inicialmente, o crime aconteceu por volta de 0h10, na região da Rua das Canelas com a Rua D. As vítimas chegavam em casa em uma caminhonete Chevrolet S10 branca quando foram surpreendidas por dois homens que estavam em uma motocicleta.
Os suspeitos se aproximaram do veículo e efetuaram mais de 15 disparos contra o casal. Após o ataque, os dois fugiram e, até a última atualização do caso, ainda não haviam sido localizados.
O homem foi atingido diversas vezes e morreu ainda no local. A mulher também foi baleada e recebeu atendimento de uma equipe do Corpo de Bombeiros antes de ser encaminhada ao Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro. Até o momento, não há informação oficial sobre o estado de saúde dela.
A Polícia Militar realizou o isolamento da área para os trabalhos da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Durante os procedimentos no local, os policiais encontraram uma porção de substância entorpecente na porta do motorista da caminhonete. O tipo e a quantidade do material não foram informados. A presença da substância, por enquanto, não permite estabelecer qualquer relação com a motivação do crime, que segue sob investigação.
As identidades do homem que morreu e da mulher ferida ainda não haviam sido oficialmente divulgadas até a publicação das primeiras informações.
A Polícia Civil deve investigar as circunstâncias do homicídio, a motivação do ataque e trabalhar na identificação dos dois suspeitos que estavam na motocicleta.
O caso provocou movimentação das forças de segurança durante a madrugada e será acompanhado pelas autoridades ao longo das próximas horas.
A reportagem poderá ser atualizada assim que novas informações oficiais forem divulgadas pelas forças de segurança.
-
Acidente6 dias atrásAvião usado na campanha de Júlio Campos faz pouso forçado em rodovia
-
Acidente6 dias atrásRick, da dupla com Renner, morre aos 59 anos em queda de helicóptero em Santa Catarina
-
Cidades6 dias atrásMax Russi destaca ações para fortalecer agricultura familiar em MT
-
Eleições3 dias atrásPivetta e Mauro intensificam campanha com discurso de continuidade e defesa da gestão em Mato Grosso
-
Política6 dias atrásWellington defende expansão da bioenergia com mais empregos e desenvolvimento social em MT
-
É Direito6 dias atrásTJMT mantém expediente e prazos suspensos com sistemas ainda fora do ar
-
Cidades3 dias atrásLicitações exigem planejamento, em Sorriso abre processo de R$ 329 mil para aquisição de água mineral
-
Economia3 dias atrásGreve dos Correios chega ao fim, mas impactos sobre comércio e economia ainda devem ser sentidos






