Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

A pedido do Ministério Público prefeitura de Colíder deve comprar caminhão de coleta de lixo

O poder executivo em Colíder (155 quilômetros de Sinop) abriu processo licitatório para aquisição de caminhão coletor/compactador de lixo, este mês, que contemplará as frentes de trabalho na recolha e transporte de resíduos sólidos ou orgânicos (Tanto domiciliares quanto urbanos). O certame será disputado na modalidade de pregão eletrônico e o investimento previsto é de R$ 730 mil.

No edital consta que a compra se justifica em decorrência de dificuldades operacionais com a manutenção do plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos, voltado a proporcionar melhores condições nas atividades de coleta, segregação, disposição final dos materiais. O atual efetivo (três caminhões) tem exigido “um esforço maior da guarnição e sua capacidade requer várias viagens até o aterro sanitário municipal, localizado na área rural”.

O documento oficial também ressaltou problemas em relação ao atendimento da comunidade Nova Galileia, situada a 30 quilômetros do município, cuja produção de lixo e ausência de manejo adequado acarretou em uma notificação emitida pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Atualmente, segundo estimativas da prefeitura, o município gera cerca de 25 toneladas de lixo por dia e o novo veículo deverá ser incluído como medida emergencial no atendimento à demanda.

Leia Também:  "Estamos nos ‘finalmentes’; chamamento deve iniciar em março", afirma governador

Com a definição do pregão, a previsão é que a entrega ocorra em até 90 dias corridos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Acidente

Bombeiro de Nova Mutum/MT sofre acidente enquanto ajudava combater incêndio em Diamantino/MT

De folga, Cabo Jardel Mendel Alves atua voluntariamente no controle das chamas e acaba se ferindo durante operação


Durante o incêndio que atingiu um comércio no centro de Diamantino no sábado (26), o cabo Jardel Mendel Alves, integrante da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Nova Mutum, acabou se ferindo enquanto atuava voluntariamente no combate às chamas, mesmo estando de folga na cidade onde reside.

Mobilização espontânea e o acidente

Neste domingo (27), em conversa por WhatsApp com a equipe do Power Mix, Jardel relatou:

“Eu estava de folga aqui em Diamantino, porque moro aqui. Quando começou o incêndio, amigos ligaram pra mim, outros amigos da minha enteada ligaram pra ela, e algumas pessoas ligaram para minha esposa também. Então fui pro incêndio. Vesti a farda e subi pra ajudar no que pudesse.”

Durante a subida, Jardel orientou a prefeitura sobre o envio de caminhões-pipa e acionou contatos para reforçar o apoio. Ao chegar ao local, ele explicou:

“A gente verificou onde estava mais crítico, onde tinha chance de alastrar o incêndio para casas, porque o comércio já estava tomado pelo fogo. Subi numa casa que tinha uma escada, dava pra andar tranquilo, e começamos a organizar a linha de combate lá de cima.”

Leia Também:  Colíder: Condutor de Dodge Ram é preso com pistola , tenta fugir e agride PM

Foi nesse momento que aconteceu o acidente:

“Pedi para aumentar a pressão da mangueira. Não sei se a informação chegou errada ou se o operador não tem hábito de combater incêndio… mas ele pressurizou de uma vez só. A mangueira me arremessou do telhado. Caí de uns quatro metros de altura.”

Segundo Jardel, ele respondia às perguntas dos socorristas no local, mas sua memória só voltou completamente ao ouvir a sirene da viatura da Polícia Militar:

“Eu recuperei a consciência no PA. Fiz os exames e estou com corte na testa, uns 5 ou 6 pontos, deslocamento e fissura no ombro direito, fora dores no joelho e costelas.”

Ele acrescenta que, segundo colegas que o socorreram, caiu próximo a um pequeno foco de incêndio dentro da casa, o que poderia ter agravado ainda mais a situação.

Recuperação e apoio

Após os primeiros atendimentos, Jardel recebeu alta e já se recupera em casa. Ele relatou que vem recebendo visitas de amigos, colegas de farda e também do prefeito Chico Mendes, que foi pessoalmente prestar apoio.

Leia Também:  Oposição questiona a retirada das moedas dos espelhos d’água dos palácios

Nesta semana, ele passará por avaliação com ortopedista para verificar se haverá necessidade de cirurgia no ombro.

Reconhecimento e gratidão

A equipe do Power Mix deseja plena recuperação ao cabo Jardel Mendel Alves e parabeniza todos os envolvidos no combate ao incêndio, cuja união e coragem foram essenciais para controlar a situação.

Apesar do susto, Jardel demonstra seu espírito de missão, honra e bravura, características marcantes dos bombeiros que protegem a sociedade mesmo nos momentos mais difíceis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA