Política
Palestras para mulheres empreendedoras lotam auditório na ALMT
O auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ficou lotado com a presença de 190 mulheres de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, na manhã desta sexta-feira (15), para o ciclo de palestras “Sensos em Foco”, com o tema “Mulher Empreendedora”.
O evento é promovido pela Secretaria de Planejamento Estratégico e pelo Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). As temáticas abordaram assuntos voltados ao empreendedorismo feminino e saúde mental, às oportunidades e como ser intencional em ambientes estratégicos.
A psicóloga Verônica Meirelles Neves abriu o ciclo de palestras com o tema sobre empreendedorismo feminino e saúde mental. Segundo ela, a mulher é mais suscetível a ter algum sofrimento psíquico, pois recebe o dobro da carga emocional e física em comparação aos homens. Ela deu dicas de como tratar, cuidar, do estilo de vida para ter saúde mental, no trabalho, na família e nas relações sociais.
“Com o domínio da mente, a mulher consegue fluir por todos os papéis sociais. Essas ajudas possibilitam que a mulher tenha mais sucesso a começar por ela mesma. Precisamos falar, saber, se conhecer e se amar”, explicou a psicóloga ao citar a frase: “Feito é melhor que perfeito”, do general americano George Patton, na 2ª Guerra Mundial, ao dizer que é possível fazer o melhor de si, sem cobranças de sermos perfeitos.
Celuta Rezende é artesã há mais de vinte anos. Ela contou que essas palestras, além de trazerem conhecimento financeiro, mostram a importância do cuidado com a saúde mental. “As dicas e orientações despertaram em mim em saber como sou capaz de muitas coisas. Deixar a depressão e as angústias de lado e produzir, são alguns dos exemplos que vou seguir a partir de hoje”.
Foto: Marcos Lopes
Adma Lopes é formada em recursos humanos, pós-graduada em gestão de pessoas. Ela palestrou sobre como ser intencional em ambientes estratégicos. “A contribuição que eu trouxe para essas mulheres é o quanto elas podem ser intencionais naquilo que fazem. Terem metas, clareza de onde querem chegar e serem mais assertivas na intenção faz a diferença agora e no futuro”, explicou.
A gerente de estratégias do Banco Sicoob, Yara Yoko, abordou as questões das oportunidades financeiras das mulheres. “Esse tema é muito importante, todas nós mulheres temos que estar preparadas para as oportunidades que aparecerem. Eu ajudo essas empreendedoras e mostro o caminho de como elas podem aumentar as oportunidades e serem gestoras com uma vida saudável financeiramente”.
Coordenador do Programa 10S da ALMT, Luiz Carlos Culca Nogueira, explicou que esse ciclo de palestra foi criado como uma ferramenta para trabalhar os dez sensos dentro da Assembleia. “Nós já fizemos três ciclos de palestra, trabalhando esses sensos, e hoje trouxemos temas voltado às mulheres empreendedoras e oferecendo oportunidades e aprendizado na área de inteligência emocional, comportamental e nas questões financeiras.
A superintendente do Instituto Memória, Mara Visnadi, disse que o convite para esse segundo ciclo de palestras se estendeu para todas as mulheres da Casa de Leis, além das artesãs participantes das feiras na ALMT e público em geral.
“Temos aqui o envolvimento do Planejamento Estratégico, Banco Sicoob, Instituto Memória, que, juntos, por meio desses eventos, proporcionam a valorização dessas mulheres empreendedoras e indicam como elas podem melhorar seu negócio. São palestras que vão desde o fortalecimento da saúde mental, passando por dicas de como gerir as questões financeiras, já que, em sua maioria, são as mulheres as provedoras da casa, além da motivação pessoal”, concluiu Mara.
Fonte: ALMT – MT
Eleições
PL homologa chapas para deputado estadual e federal (veja os nomes)

O Partido Liberal (PL) definiu, nesta quarta-feira (22), durante convenção realizada em Cuiabá, os candidatos que disputarão as eleições de 2026 para deputado estadual e deputado federal em Mato Grosso. Na mesma convenção, a legenda confirmou o senador Wellington Fagundes como candidato ao Governo do Estado e o deputado federal José Medeiros como candidato ao Senado.
Ao todo, o partido homologou 25 candidaturas, sendo 17 para deputado estadual e oito para deputado federal. Entre os principais nomes homologados estão a primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Íris, o ex-deputado estadual Xuxu Dal Molin, o assessor do senador Wellington Fagundes, Zé Márcio Guedes, e o influenciador digital Xerife Otávio, que reúne cerca de 76 mil seguidores nas redes sociais.
Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa destacam-se os deputados estaduais Gilberto Cattani e Faissal Calil, que tentarão a reeleição, além de Xuxu Dal Molin, que busca retornar ao Parlamento estadual.
Já para a Câmara dos Deputados, a sigla homologou oito candidaturas. Os deputados federais Coronel Fernanda, Coronel Assis e Rodrigo Zaeli disputarão a reeleição. A chapa também conta com o vereador por Cuiabá Rafael Ranalli, que tentará conquistar uma vaga em Brasília.
Durante a convenção, o presidente estadual do PL, Ananias Filho, informou que um pré-candidato à Câmara dos Deputados, que já estava com a candidatura encaminhada, pediu um prazo para reavaliar a decisão em razão de problemas pessoais.
Veja nome dos homologados à Assembleia Legislativa e Câmara Federal:
Deputado estadual
Abmael Borges (ex-prefeito de Vila Rica)
Alcino Barcelos (ex-prefeito de Pontes e Lacerda)
Alex Cardozo
Faissal Calil (deputado estadual)
Gilberto Cattani (deputado estadual)
Irmão Geremias (vice-prefeito de Juína)
Jerônimo Gonçalves (vereador em Cáceres)
Dra. Luciana Horta (vereadora em Rondonópolis)
Maurício Scobar (vereador em Tangará da Serra)
Professor Gilmar Miranda (suplente de deputado estadual)
Professora Mazé
Rafael Yonekubo
Samantha Íris (vereadora por Cuiabá)
Vitor Gabriel (vereador em Juína)
Xerife Otávio
Xuxu Dal Molin
Zé Márcio Guedes
Deputado federal
Coronel Assis (deputado federal)
Coronel Fernanda (deputada federal)
Giovane Mendes
Luísa Böer
Gislaine Yamashita (vereadora em Primavera do Leste)
Rafael Ranalli (vereador por Cuiabá)
Rodrigo Zaeli (deputado federal)
Thiago Boava
Fonte: Redação
-
Política19 horas atrásMauro Mendes marca convenção que definirá futuro do União Brasil na disputa ao Governo
-
Nacional19 horas atrásReforma tributária muda arrecadação dos municípios e aumenta importância do turismo, alertam especialistas
-
Saúde19 horas atrásQueda de cabelo com canetas emagrecedoras: por que ocorre e como prevenir
-
Cidades19 horas atrásMT tem 12 concursos abertos nesta semana com salário acima de R$ 16 mil
-
Investigação19 horas atrásRecém-nascida é encontrada morta dentro de lixeira de condomínio
-
Várzea Grande19 horas atrásPivetta promete aporte de R$ 60 milhões para ‘levar água a todas as residências’ de Várzea Grande
-
Acidente19 horas atrásÔnibus com 37 passageiros tomba na BR-163 em Nova Mutum e deixa feridos
-
Eleições19 horas atrásCinco cidades decidem quase 40% dos votos em Mato Grosso





