Home Esportes Pesquisa aponta que 41,4 milhões de pessoas torcem por mais de um...

Pesquisa aponta que 41,4 milhões de pessoas torcem por mais de um clube no Brasil

0

Segundo levantamento, 37% dos torcedores do país são os chamados "mistos". América-MG, Londrina e Chapecoense se destacam entre "simpatizantes"; entenda

Uma pesquisa divulgada pela IBOPE Repucom aponta que, no Brasil, 41,4 milhões de pessoas torcem por mais de um clube de futebol. Isso representa 37% dos 110,4 milhões torcedores do país, ou seja, que disseram torcer por alguma equipe.

Os dados são da pesquisa DNA Torcedor 2017, que ouviu 6 mil torcedores ao vivo e outros 2 mil torcedores online em todo o Brasil. Com base nessas informações, o levantamento comparou os perfis demográficos dos torcedores de futebol em geral (110,4 milhões de brasileiros) com o grupo que simpatiza com uma equipe extra (41,4 milhões), e identificou algumas afinidades entre os chamados “torcedores mistos”.

Gênero: A maior proporção entre os mistos é masculina, com 54% de participação.

Faixa Etária: Os “mistos” apresentam concentração nas faixas etárias acima dos 35 anos: 35 a 44 (5% maior que os torcedores em geral), 45 a 54 anos (+3%) e 55+ anos (+6%).

Região: Dos 27,8 milhões de torcedores do Nordeste 13,2 milhões (ou 48%) afirmam torcer para mais de uma equipe. Isso torna a região líder na proporção de mistos entre seus torcedores. Já as regiões Norte e Centro-Oeste possuem 37% de mistos, no Sul são 34% e no Sudeste 33%. Porém, em volume absoluto, o Sudeste lidera com mais de 17 milhões de torcedores mistos.

O gráfico abaixo mostra que os clubes que se destacam entre os simpatizantes (que escolheram a equipe como segunda opção) são: América-MG (93%), Londrina (90%) e Chapecoense (77%). Do outro lado estão Grêmio e Internacional, ambos com apenas 14%.

Globo Esporte

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta