Home Política Parceria possibilitará sapataria itinerante para atender pacientes acometidos pela hanseníase

Parceria possibilitará sapataria itinerante para atender pacientes acometidos pela hanseníase

0

Termo de Cooperação entre SES e Alliance Against Leprosy foi assinado nesta segunda-feira (16) e permitirá a implementação de diversos serviços previstos no projeto Mato Grosso em Rede

Sapataria itinerante para atender pacientes com hanseníase – Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o instituto Alliance Against Leprosy – em português “Aliança Contra a Hanseníase” – possibilitará a disponibilização de uma sapataria móvel itinerante em Mato Grosso. O serviço facilitará o acesso de pacientes do interior do Estado acometidos pela hanseníase às órteses-sapatos, próteses, trocas e adaptações de palmilhas.

A parceria com o instituto foi firmada nesta segunda-feira (16.11) durante assinatura do Termo de Cooperação Técnica em prol do projeto “Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase”.

“A iniciativa é um marco para Mato Grosso, que é considerado um Estado hiperendêmico. Já fazemos o cofianciamento de municípios que realizam o atendimento desses pacientes, mas não podemos pensar somente na Atenção Primária. Precisamos fortalecer também o trabalho de reabilitação, pois grande parte desses pacientes têm sequelas físicas e esse projeto vai ao encontro disso, contribuindo para o atendimento especializado”, avaliou a secretária adjunta executiva de SES, Danielle Carmona.

Além da sapataria itinerante, haverá a oferta de teleconsultorias e tele interconsultas médicas desenvolvidas por médicos especialistas em hansenologia disponibilizados pela Aliança, garantindo suporte especializado aos pacientes e capacitações para os profissionais da Atenção Primária à Saúde via Programa Telessaúde MT.

Para a médica especialista e presidente do Aliança Contra a Hanseníase, Laila de Laguiche, Mato Grosso está no caminho certo porque escolheu encarar a hanseníase que, segundo ela, é uma doença que desafia a saúde pública por ser transmissível, crônica, exigir reabilitação e cirurgia reparadora.

“Queremos fazer de Mato Grosso um estado modelo de atendimento em redes para pessoas acometidas pela hanseníase no país. Quando me foram apresentados os serviços de Telessaúde, que já existe no Estado, e a carreta itinerante, concluí que Mato Grosso está no caminho certo, porque por princípio o paciente com incapacidade física tem dificuldade para locomoção. Então, com essa Rede de Cuidado vamos incrementar a reabilitação no Estado”, pontuou Laila.

Após a assinatura do documento, Laila visitou o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) e Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), onde foram discutidos os panoramas da hanseníase em Mato Grosso e a explanação do projeto.

A parceria

A parceria entre a SES e o Alliance Against Leprosy será vigente até o dia 16 de novembro de 2023, podendo ser prorrogado por meio de Termo Aditivo. Conforme o documento, fica sob a responsabilidade do Instituto manter o custeio mensal das teleconsultorias realizadas por médicos hansenólogos; ofertar apoio técnico e científico especializado na área de Hansenologia; custear consultorias técnicas com especialistas nas áreas de interesse do projeto quando identificadas as fragilidades para a sua execução; proceder à doação de insumos e equipamentos permanentes necessários para a reestruturação dos pontos de atenção voltados à abordagem integral em hanseníase.

Já a SES terá que prover a articulação entre as instâncias de gestão do SUS nas regiões de saúde do estado; criar condições necessárias de infraestrutura e gestão; promover articulação junto ao Telessaúde MT e à regulação; prover recursos humanos e financeiros para as gestões do Cermac e do Cridac, além de viabilizar a execução do plano de cuidados nas regiões de saúde pela Oficina Ortopédica fixa e Itinerante.

A Aliança Contra a Hanseníase é uma associação civil sem fins lucrativos, com atuação em pesquisa, educação e filantropia na área de hanseníase e sede em Curitiba (PR).

 

 

GOV DE MT

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta