Nacional
Esquema faz cobranças ilegais por sepultamentos em cemitérios de SP

Um novo esquema de cobrança de propina dentro do Serviço Funerário de São Paulo foi descoberto e envolve as chamadas clínicas de tanatopraxia, responsáveis por preparar os corpos antes do sepultamento . As informações são da Rádio Bandeirantes .
O procedimento consiste em postergar a decomposição do corpo por determinado tempo e, segundo o portal, deveria ser utilizado somente em casos excepcionais. No entanto, no esquema, que conta com a participação dos motoristas das funerárias , é apresentado às famílias como “obrigatório”.
De acordo com a apuração do portal, o motorista do Serviço Funerário aborda a família ainda no hospital e ele define o preço final que será cobrado “dependendo da cara do freguês”. Quanto maior o preço “do serviço”, melhor para os motoristas, uma vez que, pelo acordo ilegal feito com as clínicas, eles ficam com cerca de 50% do dinheiro arrecadado.
Duas clínicas que foram denunciadas pela Rádio Bandeirantes já estão sendo investigadas pela Prefeitura de São Paulo.
Outro esquema
Na semana passada, o jornal também denunciou outra ação ilegal de cobrança de propina, dessa vez comandada por sepultadores e pela administração do Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste.
Segundo as reportagem, as famílias eram abordadas durante os enterros e obrigadas a pagar até R$ 350 aos funcionários responsáveis pelos sepultamentos. Quatro funcionários do Serviço Funerários foram demitidos e um processo de apuração foi aberto dentro da Controladoria Geral do Município de São Paulo para apurar o caso


Nacional
Líderes religiosos protocolam na Câmara pedido de impeachment de Bolsonaro

BRASÍLIA — Líderes religiosos protocolaram nesta terça-feira na Câmara dos Deputados o 62º pedido de impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. No documento, os religiosos afirmam que a pandemia “escancarou o desprezo do atual governo pela proteção à saúde da população e evidenciou condutas criminosas”.
“O avanço sobre os pilares da democracia prosseguiu com mais intensidade com a chegada ao Brasil da pandemia da Covid-19. Ciente de antemão da incapacidade de seu governo gerir essa enorme crise sanitária e, igualmente, os impactos econômicos imediatamente projetados, Bolsonaro deu início a um festival de desinformação, de desorganização administrativa e de renovação de ataques aos entes subnacionais, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal”, escrevem.
A peça, elaborada pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, é assinada por 380 pessoas, entre elas pastores, bispos, padres e frades. São religiosos ligados a igrejas cristãs, como anglicanas, luteranas, presbiterianas, batistas, metodistas, católicas e 17 movimentos cristãos. O anúncio do protocolo do pedido de impeachment foi feito em um ato no Salão Verde da Câmara.
Entre os que assinam o documento de 74 páginas estão a Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (Anneb), Cristãos Contra o Fascismo, Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep) e Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Confira no fim do texto a lista completa.
“Os cidadãos e cidadãs religiosos/as que decidiram denunciar Jair Bolsonaro por seus delitos acreditam que somente o seu afastamento e a responsabilização jurídico-política de todos os representantes de seu governo, que levam adiante as políticas destrutivas representadas pelo seu projeto político, são capazes de recolocar o país nos trilhos da observância e do predomínio da Constituição da República”, escrevem.
Dos 62 protocolados desde o início do mandato de Bolsonaro, 56 estão ativos. Os outros cincos foram arquivados ou não aceitos, sem que o mérito fosse analisado. Cabe ao presidente da Câmara decidir se aceita ou não um pedido desse tipo.
Confira quem assina o pedido
-
Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (Anneb)
-
Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep)
-
Coletivo Abrigo: Pastoral de educação e assistência social de Porto Alegre – RS
-
Coletivo Empatia Clarifranciscana
-
Coletivo Juventudes, Fé, Ciência.
-
Coletivo de Mulheres das Organizações Religiosas do Distrito Federal (Comordf)
Você viu?
-
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic)
-
Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)
-
Cristãos Contra o Fascismo
-
Instituto Catarinense de Juventude (ICJ)
-
Juventude Franciscana do Brasil (Jufra)
-
Liberta – Movimento de Igrejas Libertárias
-
Movimento Fé e Política RS
-
Movimento Social de Mulheres Evangélicas do Brasil (Mosmeb)
-
Movimento Social Religioso do Distrito Federal
-
Mulheres Contra Bolsonaro
-
Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)
-
Cidades5 dias atrás
Mulher filma casal em momento íntimo em Diamantino
-
Polícia1 dia atrás
Mulher acusa companheiro de fazê-la passar por momentos de terror em Diamantino
-
Polícia6 dias atrás
Motociclista Bate em Caminhão Estacionado e morre em Diamantino-MT
-
Polícia6 dias atrás
Homem não aceita fim de casamento e tira a própria vida em Diamantino
-
Polícia1 dia atrás
Mãe mata filha e arranca os órgãos para mastigar
-
Polícia2 dias atrás
Sorriso: Homem é estuprado ao dar carona para desconhecidos e tem veículo roubado
-
TV Ideal10 horas atrás
Acusado de violência conta a mulher agricultor já teria cometido outros crimes
-
TV Ideal5 horas atrás
Diamantino F. C. realiza avaliação para montar a seleção que representará o esporte diamantinense