Nacional
Chuva põe São Paulo em atenção; há risco de transbordamento na Zona Oeste

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo colocou três regiões da cidade em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (22). O alerta foi dado às 15h36 após uma frente fria que vinha do interior chegar à capital e provocar chuva forte. O aviso vale para as Zonas Oeste, Sudeste e Sul, além da Marginal Pinheiros.
O centro também informou que há potencial para alagamentos e rajadas de vento. “Essas instabilidades atuam com rápido deslocamento. As próximas horas seguem com tempo instável na Capital paulista”, diz o comunicado do CGE.
Às 17h09, o CGE ainda mostrou que a subprefeitura de Campo Limpo, na Zona Oeste, atingiu o grau mais alto de alerta para alagamento. O ponto crítico é no córrego Pirajuçara, que está na iminência de transbordamento.
Por volta das 16h50, houve registro de um ponto de alagamento na passarela Fandi Chaquib Kalil, próximo à avenida Elísio Cordeiro de Siqueira, no Centro.
O estado de atenção para alagamentos tem se repetido nos últimos dias em função das pancadas de chuva que caem principalmente no começo da tarde. O CGE prevê que a situação, típica de verão, deve continuar acontecendo na próxima semana.


Nacional
Governador do DF anuncia lockdown no estado a partir de segunda-feira (1º)

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou nesta quinta-feira (25) que vai decretar lockdown a partir de segunda-feira (1°) para conter o avanço da Covid-19. As informações são do Metrópoles.
“Vamos fechar tudo, exceto serviços essenciais, das 20h às 5h”, disse.
“Estamos com 92% de UTIs ocupadas e vamos tomar as providências aos poucos, na medida do que for necessário. Por enquanto, essas são as providências urgentes”, afirmou o governador.
O Distrito Federal tem, até o momento, 4.791 mortes por Covid-19. São 292.714 pessoas infectadas desde o início da pandemia.
Em atualização, aguarde novas informações