Nacional
BA: afetados pela chuva protestam contra ‘falta de ação’ da prefeitura

Desabrigados pelas chuvas de dezembro e janeiro, moradores do bairro de Salobrinho, em Ilhéus, fecharam o trecho de uma rodovia em protesto contra a prefeitura do município. Eles criticam a falta de ação da prefeitura em tomar providências que permita o retorno a suas residências, destruídas pelas enchentes.
— Eles querem que as pessoas voltem para casa. Como as pessoas vão retornar para suas casas sem colchão, sem nada? Como vai recomeçar uma vida sem nada? — disse Maurício Santos, que viu sua casa desmoronar a cerca de um mês.
Santos é pedreiro e teve de deixar sua casa com a mulher e a filha. Eles passaram as últimas semanas abrigados na Universidade Estadual de Santa Cruz. Outras famílias ficaram alojadas em escolas municipais próximas a Salobrinho.
— A Defesa Civil foi várias vezes ao meu terreno e até agora nada, nenhuma solução. Algumas famílias precisam apenas de alguns moveis para retornar, e a prefeitura ficou de dar esses bens — conta Maurício Santos.
A manifestação começou por volta das 8h da manhã desta segunda-feira e durou até as 11h, quando a imprensa chegou ao local. Os manifestantes fecharam um trecho da rodovia Ilhéus-Itabuna ateando fogo em pedaços de madeira. Segundo Maurício Santos, um representante da Secretaria Municipal de Assistência Social foi ao protesto e prometeu que a prefeitura irá tomar providências.


Nacional
Blocos de rua em abril seriam inviáveis, diz secretário de Saúde do RJ

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, afirmou, em entrevista ao Dia neste sábado (12), que não seria viável a realização de blocos de rua em abril, quando acontecerão os desfiles das escolas de samba no sambódromo da Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães, adiados em fevereiro por conta do aumento de casos da Covid-19.
Apesar da única medida restritiva em vigor atualmente na cidade do Rio ser o comprovante de vacinação para entrar em ambientes de uso coletivo, desde que a utilização de máscaras deixou de ser obrigatória também em locais fechadas, na última segunda-feira (7), o secretário falou que a organização para o desfile dos blocos depende de uma infraestrutura que demanda mais tempo para ser organizada.
“Os blocos de rua são uma situação muito mais complexa que só a pandemia. Tem que organizar toda a rede de saúde para poder ter o cuidado aos blocos de rua. Tem Comlurb, tem patrocinadores, tem várias situações que precisam ser vistas. Acho que não é viável fazer o bloco de rua por conta da infraestrutura, da organização, que leva muito tempo. Mas, isso não é a Secretaria de Saúde que decide”, explicou o secretário.
Em entrevista ao Dia na última quarta-feira (9), a Banda de Ipanema, blocos da Sebastiana e outras ligas já haviam sinalizado que não participarão do Carnaval em abril, por conta da dificuldade da realização dos desfiles. Os representantes destacaram que não há estrutura adequada e preparada no município para receber cerca de 500 blocos. Antes da pandemia, eram necessários de 45 a 60 dias de preparação, contando com auxílio do poder público na organização da cidade.
Com o cenário epidemiológico seguro, diferente dos blocos de rua, entre os dias 20 de e 1º de maio, serão realizados os desfiles das escolas de samba. Neste sábado, o Sambódromo volta a receber as escolas de samba. Para dar início aos trabalhos, três escolas da Série Ouro realizam seus ensaios técnicos: Em Cima da Hora, Império Serrano e Lins Imperial. Nesta ordem, as agremiações começam seus treinos às 19h, tendo duração de uma hora para cada. No domingo (13), é a vez do Grupo Especial, com Imperatriz, São Clemente e Portela realizando seus ensaios técnicos na Sapucaí.
Calendário da RioTur com as datas para o Carnaval 2022
Desfiles – Sambódromo
- 20/04 (Quarta-feira) – Série Ouro – Liga RJ;
- 21/04 (Quinta-feira) – Série Ouro – Liga RJ;
- 22/04 (Sexta-feira) – Grupo Especial – Liesa;
- 23/04 (Sábado) – Grupo Especial – Liesa;
- 24/04 (Domingo) – Desfile das Crianças – Aesm-Rio;
- 26/04 (Terça-feira) – Apuração;
- 30/04 (Sábado) – Campeãs – Liesa.
Desfiles – Intendente Magalhães
- 20/04 (Quarta-feira) – Federação de Blocos;
- 21/04 (Quinta-feira) – Grupo de Avaliação – Superliga;
- 22/04 (Sexta-feira) – Grupo Bronze – Superliga;
- 29/04 (Sexta-feira) – Grupo Prata – Superliga;
- 30/04 (Sábado) – Grupo Prata – Superliga;
- 01/05 (Domingo) – Grupo B+C – Livres.
Dias de eventos no Terreirão do Samba (ainda não divulgados)
- 20/04 (Quarta-feira);
- 21/04 (Quinta-feira);
- 22/04 (Sexta-feira);
- 23/04 (Sábado);
- 30/04 (Sábado).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.
-
Política Nacional7 dias atrás
Imunoglobulinas
-
Política Nacional7 dias atrás
Parlasul
-
Política Nacional7 dias atrás
Comércio de Serviços
-
Política Nacional6 dias atrás
Silvicultura
-
Agro Notícias5 dias atrás
ARTIGO
-
Política6 dias atrás
Barranco pede informações sobre multas irregulares realizadas pela Sema
-
Política5 dias atrás
Condenados por maus-tratos contra animais podem ser proibidos de novas adoções
-
Política7 dias atrás
Lei pode criar campanha de prevenção e combate ao turismo sexual em MT