É Direito

Gestão documental do TSE viabiliza conteúdo on-line

Publicados

em


A partir de agora, o trabalho realizado pela Coordenadoria de Gestão Documental (Coged/SGI) do TSE pode ser encontrado em ambiente virtual. Por meio deste link, o usuário tem acesso aos procedimentos referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos produzidos e recebidos pelo Tribunal. 

De acordo com o Coordenador de Gestão Documental do TSE, Yan Amaral Engelke, a página atende ao anseio dos tribunais regionais quanto às informações produzidas pelo Tribunal e pelo Programa de Gestão Documental da Justiça Eleitoral (PGD-JE) em matéria arquivística. “Espero que outros tribunais também criem esses espaços em seus sites para o compartilhamento da produção técnica e normativa em Gestão Documental”, complementa.

A Coged/SGI é a área responsável por essas atividades, sendo constituída pelas seguintes áreas: Seção de Arquivo (Searq), Seção de Protocolo Administrativo e Expedição (Seprot) e Seção de Gestão de Documentos Eletrônicos (Segedoc).

Com a criação do site, o objetivo é divulgar e orientar o TSE, os TREs e o público em geral quanto à Gestão Documental na Justiça Eleitoral; ao funcionamento das unidades (Searq, Seprot e Segedoc); aos serviços oferecidos como pesquisas ao acervo arquivístico do TSE; à produção, tramitação e arquivamento de documentos; preservação digital; uso do Sistema SEI; serviço de migração e digitalização.

Leia Também:  TSE inicia pesquisa para o Planejamento Estratégico de 2021 a 2026

Quem acessar também pode encontrar publicações da Coged, como o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos; Guia do Arquivo; e Descrição Arquivística, entre outras.

Nova plataforma

A página contará, em breve, com a plataforma ATOM, que ainda está em fase de implementação. A ferramenta terá como principal missão a descrição e a difusão dos documentos permanentes do Tribunal, conforme políticas arquivísticas internacionais.

A ATOM também será responsável pela publicação do acervo permanente do TSE, servindo como fonte de estudo para diversos pesquisadores interessados na memória e na história da Justiça Eleitoral.

Segundo a Coged, o primeiro material a ser disponibilizado pela plataforma será a série “Registro de candidatos a presidente e vice-presidente do Brasil”.

AL/CM

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

É Direito

Cidadão pode ajudar a aprimorar os portais da Justiça Eleitoral

Publicados

em


As páginas de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Brasil, bem como o Portal da Justiça Eleitoral (JE), abrigam informações sobre eleições, serviços ao eleitor, pesquisa de jurisprudência, publicações e outros assuntos com a temática eleitoral. São uma ponte entre o cidadão e a Justiça Eleitoral, reforçando o compromisso da JE com a democracia, com o Brasil e com a sociedade. Para aprimorar os serviços desses canais, está disponível uma pesquisa que se encerra nesta quarta-feira (12 de maio), com participação aberta a todos.

O objetivo é coletar o maior número possível de colaborações de eleitores, jornalistas, advogados, estudantes, servidores e instituições para aprimorar a experiência dos usuários nesses canais de comunicação.

A ideia é coletar subsídios para aperfeiçoar a navegabilidade das páginas, a disposição das informações mais relevantes ao público e eliminar as possíveis dificuldades para acessar conteúdos e serviços disponibilizados pelos tribunais eleitorais.

São três formulários: um exclusivo para pessoas com deficiência, que poderão avaliar, entre outros quesitos, o uso de ferramentas assistivas e os recursos de acessibilidade aplicados nos sites; um formulário voltado para o público geral; e outro para o público interno (servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que trabalham diretamente com esses canais de comunicação).

Leia Também:  Assembleia Legislativa de SC aprova moção de aplauso ao presidente eleito do TRF4

Para participar, basta acessar os seguintes links:

Pesquisa sobre Acessibilidade

Pesquisa geral sobre diversos aspectos

Pesquisa voltada para publicadores nos portais

Os formulários ficarão disponíveis até o próximo dia 12 de maio e servirão para respaldar a reestruturação de todos os sites da JE. Contamos com a sua colaboração. Participe!

MM/CM, DM

Fonte: TSE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA