Cidades

SES-MT promove série de web aulas sobre saúde digital, Bolsa Família e câncer de colo do útero

Publicados

em


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do programa Telessaúde, realizará uma série de web aulas no mês de maio com o objetivo de capacitar profissionais da Atenção Primária em Saúde e estudantes da área da saúde pública e privada para aprimorar a assistência prestada à população.

Na terça-feira (04.05), às 16h (horário local), ocorre a primeira web aula do mês. O doutor em ciências e secretário geral da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde, Paulo Roberto Lima Lopes, ministrará um módulo sobre “Saúde Digital: O que é e onde estamos?”.

A web aula seguinte será na quinta-feira (06.05), às 14h (horário local), e abordará o “Programa Bolsa Família na saúde no contexto da pandemia”. Ficarão à frente da temática a mestre em nutrição e servidora da SES, Maria da Penha Ferrer, e o mestre em serviço social e servidor da SES, Ademar Sales Macaubas.

No dia 11 de maio, ocorrerá uma web aula sobre as perspectivas e desafios no cuidado do câncer de colo de útero: Planos internacionais e o Projeto do Estado de Pernambuco.  A aula será ministrada pela sanitarista, analista de políticas e sistemas de saúde e mestre em cardiologia, Rafael Dall’Alba, e a médica ginecologista, obstetra e mestre em saúde materno infantil, Letícia Maria Correia Katz

Leia Também:  Sistema do Detran é restabelecido após indisponibilidade temporária

Outras web aulas

A programação do mês continua com outras sete aulas virtuais. São elas:

12/05 às 10h – Vacinação em prematuros;

18/05 às 16h – Como a relação de poder impacta nas políticas públicas: um estudo sobre a política de renúncia fiscal de Mato Grosso e o financiamento do SUS – é preciso construir resistência;

19/05 às 10h – Manejo da asma em crianças na Atenção Básica;

20/05 às 16h – Manifestações orofaciais em oncologia pediátrica: quando suspeitar de câncer?;

25/05 às 16h – Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) 30 anos: experiências passadas, desafios futuros;

26/05 às 10h – Importância da vacinação HPV;

27/05 às 16h – Associação entre periodontite e a severidade da Covid-19.

Os interessados em participar das aulas podem acessar o canal do Tele Educa MT, no YouTube, 15 minutos antes do início das respectivas transmissões e se inscreverem gratuitamente.

Após cada web aula, os participantes receberão um certificado equivalente à 2h/aula. Durante a transmissão das aulas virtuais, os participantes poderão registrar presença apontando a câmera do celular para o QR Code das imagens utilizadas na divulgação dos encontros.

Leia Também:  UFMT divulga locais das provas do concurso do Detran-MT

A agenda completa do mês e mais informações podem ser acessadas no site www.telessaude.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

O Governo do Estado investe em Mato Grosso por inteiro

Publicados

em


Durante muito tempo, o aniversário de Mato Grosso foi comemorado por muitos neste dia 9 de maio, mas não havia motivos para que fosse comemorado por todos. Para a população de regiões como o Araguaia, até pouco tempo apelidada de “Vale dos Esquecidos”, o 9 de maio simbolizava somente mais um marco temporal do abandono institucional do Governo do Estado.

Com muita fé em Deus, foco e trabalho sério, isso mudou. Nossa gestão tem ações, entregas e obras em andamento em todos os cantos de Mato Grosso, e em todas as áreas, e isso só foi possível pelo trabalho responsável que realizamos e que consertou as finanças do Estado. Hoje somos o estado que mais investe em obras e ações no país, com 15% da receita corrente líquida destinada a investimentos.

Porque é dever do Estado ajudar a todos, mas especialmente aqueles que mais precisam. E isso vale não só para pessoas, mas para os municípios de Mato Grosso que precisam da mão do Estado para se desenvolverem, encontrarem seu caminho, gerar emprego e trazer qualidade de vida para a população. Um exemplo é a Saúde, um problema crônico do estado e do país, que estamos fazendo funcionar. Há vácuos na Saúde em regiões de Mato Grosso, que ainda hoje obrigam muita gente a se deslocar milhares de quilômetros para conseguir atendimento de média e alta complexidade. 

Já definimos os primeiros passos para mudar essa situação. Nos próximos dias, vamos anunciar os locais onde construiremos novos hospitais em Juína, Tangará da Serra e mais um na região do Araguaia, que tanto prometeram e nunca saiu do papel. O vazio de assistência à Saúde nessas regiões finalmente vai acabar com a entrega dessas unidades hospitalares.

Leia Também:  Polícia Civil localiza mais R$ 150 mil em defensivos agrícolas em região de mata, em Diamantino

Sem contar que reabrimos a Santa Casa, ampliamos o Metropolitano em Várzea Grande, estamos reformando e ampliando todos os demais regionais e ainda retomamos as obras de dois grandes hospitais em Cuiabá, que estavam paradas há muitos anos: Hospital Central (34 anos) e Júlio Muller (8 anos). Serão seis novos hospitais em todo o Estado.

Outro exemplo é a infraestrutura. Já entregamos mais 1.600 km de asfalto novo e restauração e há mais milhares de quilômetros sendo construídos. Temos 63 pontes de concreto de médio e grande porte entregues e outras 45 em andamento. Em parceria com os municípios, também estamos substituindo milhares de pontes de madeira que causam muito transtorno à população, e que agora contarão com estruturas metálicas e duradouras.

No Araguaia, que agora já podemos mudar o apelido para “Vale da Prosperidade”, estamos construindo com recursos próprios a Ponte do Rio das Mortes, uma obra histórica, e nove obras na MT-100, com 164 km de asfalto novinho sendo construídos. Nunca teve tanta obra do Estado nessa região!

Temos pontes e asfaltamento na MT-423 no Centro-Norte, que liga na BR-163, a principal via para o escoamento da produção; na Baixada Cuiabana finalizamos há pouco o asfalto novo da MT-351, no Distrito de Aguassu, e a pavimentação da MT-402 até o Coxipó do Ouro; no médio-norte entregamos os 30,5 km na MT-140 entre Vera e Santa Carmem; no Teles Pires, entregamos os 37 km de asfalto novo na MT-338, entre Itanhangá e Tapurah; inauguramos mais de 54 km na MT-343, entre Cáceres e Porto Estrela; e há outras dezenas de obras em execução e mais dezenas a serem lançadas.

Leia Também:  União do Sul comemora 25 anos com ações do Governo do Estado em infraestrutura e saúde

Também temos um carinho especial pela Assistência Social. Sob a liderança voluntária da primeira-dama Virginia Mendes, o Estado já distribuiu mais de 330 mil cestas básicas e estamos adquirindo mais 534 mil para distribuir neste ano. Lançamos o Ser Família Emergencial, que vai ajudar por pelo menos cinco meses mais de 100 mil famílias de bqaixa renda, que foram as mais afetadas pela pandemia.

Essa mesma distribuição de investimentos em todas as regiões ocorre na Educação, na Segurança, no Meio Ambiente, na melhoria do serviço público e nas demais áreas prioritárias.

Há pouco mais de dois anos, com um Governo do Estado que sequer conseguia pagar o salário dos seus servidores, essa realidade seria impensável. Mas entendemos que não era mais tolerável que Mato Grosso fosse rico e tivesse grandes investimentos apenas na iniciativa privada, como um gigante de produção de alimentos. Agora o Governo de Mato Grosso está nesse mesmo patamar. O trabalho sério, comprometido e o bom uso dos impostos pagos pelo cidadão passou a dar resultado e melhorar a vida de quem realmente importa: os mato-grossenses de todos os cantos desse estado.

Mauro Mendes é governador do Estado de Mato Grosso

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA