Cidades

Ponto de Cultura Mãezinha do Céu atende 140 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Publicados

em


Na manhã desta sexta-feira (02.07), uma comitiva da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, liderada pelo titular da pasta, Beto Dois a Um, desembarcou no município de Sorriso para conhecer um dos Pontos de Cultura mais interessantes de Mato Grosso, a Associação Mãezinha do Céu.

“Estou muito emocionado e lisonjeado em poder estar aqui hoje, conhecendo de perto este trabalho tão bonito e relevante para o futuro de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. De encher os olhos”, diz o secretário Beto Dois a Um.

A Associação Mãezinha do Céu, idealizado no ano de 2000 por Cleuvis José dos Santos, foi construído sobre uma cascalheira, antigo deposito de lixo de Sorriso, que hoje atende 140 crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, com quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e diversas atividades sócio-educativas. Por mês a instituição serve mais de 13.600 refeições.

“Quando eu via o desespero de algumas mães em sofrimento por terem seus filhos indo presos, pensei, preciso mudar essa realidade. O nosso objetivo é trabalhar o caráter desses jovens e orientá-los a sempre fazerem o bem, custe o que custar, trabalhando, principalmente, o caráter deles. Nossa missão é alimentar crianças e adolescentes, mas também, dar  amor e carinho para que se tornem adultos capazes de transformar a sociedade”, explica Cleuvis José dos Santos.

Leia Também:  Municípios do interior de Mato Grosso recebem 83,4 mil cestas básicas

Hoje, com 16 funcionários, entre eles assistente social, pedagogo e psicólogo, a Associação Mãezinha do Céu tem o reconhecimento da sociedade e segue transformando vidas. Além das refeições diárias que contam com duas hortas cuidadas pelos jovens (hidropônica e tradicional), a associação oferece aulas de música (dezenas de instrumentos), judô, informática, inglês, teatro, artesanato, pintura, desenho. A instituição oferece ainda apoio pedagógico, auxílio nas tarefas escolares e preparação dos adolescentes para inserção no Programa Menor Aprendiz.

A Associação Mãezinha do Céu tem como meta promover e articular ações de defesa de direitos, prevenções, orientações, participação em eventos, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

O fundador Cleuvis, ex-presidiário, não queria que crianças e jovens caíssem no mundo do crime, como aconteceu com ele no passado. Seu processo de transformação acabou influenciando outras gerações e inspirou um importante exemplo de luta e superação.

“Nosso objetivo é evitar que crianças e adolescentes se envolvam na criminalidade, tirando-as do risco social. Posso afirmar com orgulho que somos referência no trabalho de transformação social dessas crianças. A presença do secretário Beto Dois a Um aqui hoje é uma prova de reconhecimento do nosso trabalho. É preciso acreditar no ser humano, independente da condição que ele se encontre”, conclui.

Leia Também:  Frente parlamentar vai debater expansão das escolas técnicas em MT

Reconhecimento nacional

O  Mãezinha do Céu ganhou destaque nacional quando a jornalista Sandra Annenberg apresentou o ponto de cultura de Sorriso na série “Caçadores de bons exemplos”, no programa “Como será?”.  Veja o vídeo AQUI!

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Segunda-feira (24): Mato Grosso registra 601.453 casos e 14.205 óbitos por Covid-19

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (24.01), 601.453 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.205 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Dos 601.453 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 25.649 estão em isolamento domiciliar e 560.639 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 179 internações em UTIs públicas e 192 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 82,8% para UTIs adulto e em 42% para enfermaria adulta.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (117.124), Várzea Grande (44.652), Rondonópolis (39.573), Sinop (28.292), Tangará da Serra (19.623), Sorriso (18.797), Lucas do Rio Verde (17.288), Primavera do Leste (16.600), Cáceres (13.552) e Alta Floresta (12.083).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

Leia Também:  Abastecimento de água é retomado após suspeita de contaminação de rio em Alto Paraguai (MT)

Sistemas instáveis

Devido à instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde ocorrida nas últimas semanas, não foi possível atualizar os dados do Ranking da Vacinação em Mato Grosso e o número de casos e óbitos da Covid-19 no País. Os dados serão atualizados e divulgados assim que for restabelecido o acesso da SES aos sistemas do Governo Federal.

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Leia Também:  Em Mato Grosso, 14 municípios estão com risco alto de contaminação pela Covid-19

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA