Cidades

Mato Grosso reduziu em 34% os crimes de roubo seguido de morte

Publicados

em


Nos 12 meses de 2020, Mato Grosso reduziu em 34% os crimes de roubo seguido de morte (latrocínio). Em todo o ano passado foram 27 registros contra 41 no mesmo período de 2019. O levantamento leva em conta os registros de Boletim de Ocorrências (BO) nos 141 municípios do estado.

A análise também identificou reduções nos crimes de roubo (-29%), furto (-27%), roubo de veículos (-28%), furto de veículo (-22%), tráfico e uso de drogas (-5%) e homicídio doloso (-3.9%). Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Superintendência do Observatório de Segurança, unidade vinculada a adjunta de Inteligência.

Em 2020, foram registrados 9.937 roubos, quando há violência ou ameaça. Já no mesmo período de 2019 somaram 13.978 casos. No caso de furto, no ano passado foram 32.418 registros contra 44.574 em 2019. Os dados gerais de roubo e furto contemplam as ocorrências em residências, comércios e transeuntes.

“Estes resultados refletem o bom trabalho dos policiais, investimento, e são reflexos também da organização da sociedade, das operações que nós fizemos e ainda têm resquícios da operação dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE). Recentemente, tivemos inauguramos um raio na unidade, onde nós colocamos as principais lideranças das organizações criminosas e a ideia é continuar nessa linha. Além disso, tem as operações integradas, este ano já deflagramos uma em quatro regiões do estado, e outras serão realizadas ao longo do ano”, avalia o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Leia Também:  Sábado (26): Mato Grosso registra 176.240 casos e 4.450 óbitos por Covid-19

Mortes

De janeiro a dezembro de 2020, 810 pessoas morreram vítimas de homicídio, enquanto no mesmo período de 2019 foram 843 mortes. O montante aponta para uma redução de quase 4%.

Os crimes contra o patrimônio, roubo e furto de veículos, também apresentaram quedas. Nos 12 meses do ano passado, foram roubados 1.322 veículos. Em 2019 foram 1.837 registros. Também em 2020, 1.860 veículos foram furtados, enquanto em 2019 foram 2.371 automóveis.

Compõem as forças de segurança a Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Técnica e Identificação Oficial (Politec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Sistema Penitenciário e Sistema Socioeducativo.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Polícia Militar realiza troca de comando do 1º Batalhão em Cuiabá  

Publicados

em


Nesta terça-feira (19.10), às 17h, a Polícia Militar realiza a solenidade de troca de comando do 1º Batalhão “Daniel de Queiroz”, o mais antigo da instituição. O tenente-coronel Marco Antônio Guimarães passará o comando da unidade ao tenente-coronel Reginaldo Azizes Ferreira. A solenidade será realizada na sede do 1º BPM, no bairro do Porto, em Cuiabá.   

O ato solene será presidido pelo comandante-adjunto da Polícia Militar, coronel Daniel Lipi Alvarenga, e o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá (1º CR), coronel Esnaldo Moreira. Tenente-coronel Marco Antônio Guimarães comandou por mais de dois anos o batalhão centenário da PM, que faz parte da história mato-grossense e completou 104 anos de fundação em junho deste ano.  

A unidade é subordinada ao 1º Comando Regional e atende mais de 30 bairros da baixada cuiabana, por meio de três companhias da Polícia Militar instaladas na Beira Rio, Lixeira e Boa Esperança. 

Serviço

Solenidade de passagem de comando do 1º Batalhão   

Data: 19.10.2021   
Horário: 17 h   
Local: Avenida XV de Novembro, no bairro do Porto, em Cuiabá

Leia Também:  Municípios com maior número de queimadas tiveram as maiores taxas de desmatamento em 2019, diz Ipam
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA