Cidades

Governo do Estado assina ordem de serviço para conclusão da Escola Técnica de Juara

Publicados

em


O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato, assinaram nesta quinta-feira (25.11) a ordem de serviço para a retomada das obras de construção da Escola Técnica Estadual (ETE) de Juara. A obra receberá investimento na ordem de R$ 10.467.052,83

As obras foram contratadas em 2010, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e estão paralisadas desde 2017. Com a assinatura do contrato, a empresa BK Construções e Incorporações Ltda já está autorizada a instalar o canteiro de obras. A previsão é para que a unidade seja concluída no prazo de 12 meses.

O governador Mauro Mendes destacou que a escola será importante para a qualificação profissional e a capacitação de trabalhadores, não só de Juara, mas de todo o Vale do Arinos. “Uma obra paralisada já há alguns anos, que por muito tempo causou prejuízo aos cofres públicos, e que, agora, graças ao empenho do secretário Borgato [Nilton] e de toda a sua equipe, será entregue à sociedade. Assim estamos fazendo com tantas outras obras, que por muitos anos permaneceram paradas, trazendo prejuízo e impedindo que o cidadão usufrua de um bem público, que é seu de direito”.

Leia Também:  Indígenas recebem 90 caixas de mel para expansão da apicultura em MT

Em 2019, o governador Mauro Mendes determinou que as secretarias de estado realizassem uma força-tarefa no sentido de garantir a renegociação dos contratos e a retomada de todas as obras paralisadas no Estado.

“Assim que assumimos o Estado, recebemos do governador Mauro Mendes a determinação de chamar as empresas contratadas e renegociar a retomada dos serviços, principalmente aquelas com obras paralisadas. Com a conclusão das escolas técnicas, estamos resgatando a credibilidade do governo junto à sociedade, um descrédito que não foi ocasionado nesta gestão, mas que será resolvido”, frisou o secretário da Seciteci, Nilton Borgato. 

Também participaram da assinatura, o secretário Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, a deputada estadual Janaina Riva, o prefeito de Juara, Carlos Sirena, e os vereadores Leo Boy, Marta Dalpiaz e Eduardo do Box.  

Mais obras

A Seciteci realizará no dia 30 de novembro, às 8h30, a licitação para a retomada das obras das Escolas Técnicas de Matupá e Sorriso.

Assim como a Escola Técnica de Juara, as demais unidades fazem parte de uma série de escolas padrão lançadas pelo Governo Federal em 2009, em parceria com os Estados. As escolas possuem 5.537 metros quadrados de área construída e capacidade para atender aproximadamente 1,5 mil alunos divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno.  

Leia Também:  Corpo de Bombeiros firma parceria com prefeituras para criação de brigadas mistas de combate aos incêndios florestais

O espaço oferece 11 salas de aula, 10 laboratórios, um laboratório especial, um anfiteatro com capacidade para 150 pessoas, ginásio poliesportivo, biblioteca, centro de vivências (refeitório, jardim) e salas administrativas.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Governador: “Estamos trabalhando para que MT seja uma das 10 melhores educações do país”

Publicados

em


O governador Mauro Mendes afirmou que a gestão tem trabalhado para que Mato Grosso passe a integrar a lista dos 10 Estados com os melhores índices educacionais do país nos próximos anos, além de erradicar o analfabetismo. 

A declaração foi dada durante o evento de posse dos diretores, adjuntos, coordenadores e assessores pedagógicos das Diretorias Regionais de Educação (DREs), na noite desta terça-feira (18.01). 

“Estamos trabalhando para que Mato Grosso tenha uma das 10 melhores educações do país nos próximos cinco anos. Que seja um território livre do analfabetismo. Tenho muito orgulho dos hospitais que estamos construindo, dos milhares de quilômetros de asfalto que estamos entregando. Mas tenho certeza que vai encher meu coração e minha alma de orgulho em poder dizer que nós mudamos essa história da Educação em Mato Grosso. Isso não tem preço”, ressaltou. 

Mauro Mendes citou o grande pacote de investimentos que tem sido executado na educação, desde a construção de novas escolas e quadras poliesportivas, reforma geral nas existentes, convênios para melhorias em centenas de unidades educacionais em todo o Estado, aumento do recurso descentralizado para os diretores fazerem reparos nas escolas, entre várias outras medidas estruturais. 

Leia Também:  Quarta-feira (05): Mato Grosso registra 559.839 casos e 14.071 óbitos por Covid-19

Além disso, conforme o governador, o campo pedagógico também tem recebido investimentos massivos, desde a verba para os professores comprarem notebooks e internet, até a aquisição de um sistema estruturado de ensino da Fundação Getúlio Vargas (FGV), uma das instituições educacionais mais respeitadas do país. 

“Estamos investindo em tecnologia porque ela abre um leque de oportunidades muito grande. Por isso que cada sala de aula vai ter uma Smart TV, para que esse recurso tecnológico possa ser uma ferramenta a mais na mão do professor. Porque as crianças hoje estão antenadas, então as nossas salas têm que ser mais atrativas. Vivemos em um tempo da capacidade de transformar o conhecimento em informação e resultado. É essa a escola que temos que pensar”, relatou. 

Mauro Mendes ainda lembrou que foi a Educação da escola pública que deu a ele a oportunidade de crescer profissionalmente e de hoje poder ocupar o cargo de governador. 

“Foi a Educação que me tirou do interior de Goiás, da roça. E foi aquele garoto que teve a oportunidade de estudar na escola pública que hoje está diante de vocês falando como governador de um grande Estado como Mato Grosso. Espero que os filhos da escola pública, esses 400 mil alunos que estamos tratando aqui, e tudo o que estamos fazendo é por eles, possam também ter essa oportunidade. Estamos fazendo isso para que daqui a 10, 20, 30, 40 anos, algum deles esteja aqui ou num lugar muito igual a esse falando como governador de Mato Grosso. Essa história estamos construindo com vocês”, finalizou, ao agradecer o empenho dos profissionais da Educação.

Leia Também:  Diamantino: Assalto em trailer de cachorro quente tem nova versão, veja o vídeo e fotos
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA