Cidades

Ações de fiscalização e educação para o trânsito são realizadas em Sinop, Sorriso e Nova Mutum

Publicados

em


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Polícia Militar, através do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, realizaram diversas ações de fiscalização e educação para o trânsito entre os dias 14 e 16 de outubro nos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum. O objetivo foi de sensibilizar as pessoas para a prática de comportamentos mais seguros no trânsito.

Nos três dias, mais de 800 pessoas foram abordadas durante a ação educativa “Amigo da Rodada” em bares e restaurantes dos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum.

Os cidadãos puderam fazer o teste do etilômetro e, os que não apresentaram índice de alcoolemia, foram presenteados com brindes educativos como reforço pela atitude positiva. Foram encontrados, ao todo, 30 amigos da rodada, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir o veículo em segurança. 

A intenção do “Amigo da Rodada” é fazer uma blitz reversa para sensibilizar as pessoas sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção. 

Após o resultado do teste do etilômetro, as pessoas que estavam ingerindo bebida alcoólica receberam informações sobre as penalidades as quais estariam sujeitos caso fossem flagrados conduzindo veículo automotor após a ingestão de bebida alcoólica.

“Foi mais uma ação integrada muito bem recebida nos municípios atendidos. Os frequentadores dos bares e restaurantes ficaram surpresos positivamente com as abordagens e demonstraram grande interesse em participar, realizando os testes com etilômetro e também aproveitaram para sanar diversas dúvidas em relação a alcoolemia e a Lei Seca. A população em geral fica surpresa ao perceber que, muitas vezes, uma quantidade de bebida menor do que a que eles imaginam já pode acarretar em crime de trânsito”, falou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Rosane Pölzl.

Leia Também:  Dois pontos turísticos são fechados por incêndio que já dura uma semana no Parque de Chapada dos Guimarães (MT)

Após a abordagem educativa nos bares e restaurantes, os agentes realizaram ações de fiscalização em pontos estratégicos dos municípios de Sinop e Nova Mutum na operação integrada “Trânsito Seguro”. No município de Sorriso foi realizada mais uma edição da operação Lei Seca. 

Ao todo, foram abordados 183 veículos e realizados 189 testes com uso de aparelhos etilômetros para detecção de alcoolemia. Vinte motoristas foram presos em flagrante por dirigir sob efeito de álcool.

“Tivemos dados positivos, principalmente nas ações educativas do Amigo da Rodada, que devem ser intensificadas cada vez mais para conscientizar as pessoas para um trânsito mais seguro”, disse o comandante do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, tenente coronel PM Adão César Rodrigues Silva.

Entrega de etilômetros

Os etilômetros utilizados nas abordagens de fiscalização nos municípios foram entregues pelo Detran-MT e o Batalhão de Trânsito para as polícias dos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum para reforço nas ações de fiscalização de trânsito.   

Sinop e Nova Mutum receberam um aparelho cada. Em Sorriso, foram entregues dois aparelhos, sendo um para a Polícia Militar e um para Polícia Judiciária Civil. 

Leia Também:  Biblioteca Estadual abre inscrições para curso gratuito de informática para idosos

Os aparelhos etilômetros foram adquiridos pelo Detran-MT e cedido para uso das forças de segurança pública durante as atividades de fiscalização de trânsito no Estado. 

“O foco do investimento é a redução dos índices de acidentes com ou sem mortes, envolvendo álcool e direção, através da intensificação e ampliação das operações integradas de fiscalização de trânsito.  Com os etilômetros, o Detran, a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e as guardas municipais poderão exercer a fiscalização preventiva, educativa e repressiva de forma contínua para reduzir os índices de acidentes causados pela combinação de álcool e direção”, destacou a gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran, Kelli Lopes Felix.  

No momento do teste do bafômetro, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é preso, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime.

As ações educativas e de fiscalização realizadas nos municípios de Sinop, Sorriso e Nova Mutum contaram com apoio do Comando Regional 3 da Polícia Militar, 19ª Ciretran de Sinop, 12ª cia da PM de Sorriso, Guarda Municipal de Sorriso, Corpo de Bombeiros e Polícia Judiciária Civil de Sorriso, 37ª Ciretran de Sorriso, 26° Batalhão da PM de Nova Mutum e 44ª Ciretran de Nova Mutum.  

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Governo de MT já pactuou 89% das doses recebidas; veja quanto cada município aplicou

Publicados

em


O Governo de Mato Grosso recebeu, até esta terça-feira (30.11), 6.318.957 doses das vacinas contra Covid-19 do Ministério da Saúde e já distribuiu 5.630.840 aos 141 municípios do Estado, ou seja, 89% do total recebido.

A disponibilização das doses é resultado da soma da primeira e segunda doses ou doses únicas (5.598.859), acrescida das doses destinadas às populações indígenas aldeadas (54.120) e dos arredondamentos técnicos (36.583) necessários para o ajuste volumétrico dos frascos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

É importante destacar que o ranking de aplicação não considera as doses destinadas aos povos indígenas para evitar qualquer disparidade nos dados. Alguns municípios contabilizavam doses aplicadas em aldeias pertencentes a territórios vizinhos e ultrapassavam o limite de 100% da aplicação.
 
Das 5.630.840 doses disponibilizadas aos municípios, as prefeituras aplicaram 4.559.701 (81%), sendo 2.484.802 como primeira dose ou dose única e 1.835.662 como segunda dose. O percentual da semana retrasada era de 81,6%.

Os 10 municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação às doses recebidas, foram: Nova Brasilândia (99,2%), Campos de Júlio (97%), Diamantino (97%), São José do Povo (96,8%), Primavera do Leste (96,7%), Lucas do Rio Verde (96,4%), Glória D’Oeste (96,3%), Ipiranga do Norte (96,2%), Nortelândia (96,1%) e Guiratinga (96%).

Leia Também:  Veja dicas para comprar o peixe para a Semana Santa em MT

Confira o ranking completo de aplicação das vacinas no Boletim Informativo nº 632 ou no Painel de Distribuição de vacinas Covid-19.

A Vigilância Estadual alertou que a utilização de unidades de segunda dose como primeira dose pode comprometer o esquema vacinal da população do município, considerando o fornecimento e as orientações feitas pelo Ministério da Saúde.

Sobre a distribuição

Conforme Resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB) nº 126 de 2021, doses das vacinas contra a Covid-19 passarão a ser distribuídas mediante solicitação das gestões municipais. A medida se deve ao risco de perda de doses, devido ao prazo de validade, e à baixa procura por imunização em alguns municípios. Desta forma, será encaminhado um quantitativo compatível à necessidade local.

Essa logística já ocorre com todos os outros imunizantes da Campanha Nacional de Imunização e, agora, também passa a valer para as vacinas contra a Covid-19. As solicitações deverão ser feitas por meio do Sistema de Insumos Estratégicos em Saúde (Sies), conforme fluxo já estabelecido com as demais vacinas.

Leia Também:  Biblioteca Estadual abre inscrições para curso gratuito de informática para idosos

A Resolução ainda prevê que os municípios deverão solicitar o quantitativo de doses uma vez por semana, às sextas-feiras. A entrega das doses será realizada na semana seguinte.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

polícia

política

Cidades

ESPORTES

Saúde

É Direito

MAIS LIDAS DA SEMANA