Home Saúde Você sangra MUITO durante a menstruação? Um fator do seu corpo é...

Você sangra MUITO durante a menstruação? Um fator do seu corpo é a causa, diz ciência

0

quantidade de sangue perdida durante a menstruação pode variar muito de mulher para mulher, mas estima-se que um terço delas, em todo o mundo, elimina até 80 ml de sangue, enquanto que, na maioria dos casos, a perda é de, aproximadamente, 40 ml. Agora, cientistas já sabem o que está por trás do volume elevado – e isso abre o horizonte para formas de amenizá-lo.

Por que algumas mulheres sangram muito durante a menstruação

A variação hormonal sempre esteve relacionada à quantidade de sangue perdida no ciclo, mas uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo, Reino Unido, culpa uma específica proteína do útero pelo sangramento excessivo entre algumas mulheres.

 

De acordo com a pesquisa, a proteína HIF1, ou Fator Induzido por Hipóxia 1, aciona mais de 60 genes que trabalham para que ocorra regeneração de tecidos e tem seus níveis aumentados durante a menstruação. Entre mulheres que sangram muito no período, essa proteína, no entanto, apresenta taxas mais baixas.

A análise, feita apenas com oito mulheres, sendo que quatro sofriam com sangramento intenso, foi realizada com a coleta de amostras do útero das voluntárias e também com ratas de laboratório.

Os cientistas observaram que 16 horas após o fim do sangramento, o útero das cobaias normais, ou seja, que produziam a proteína, apresentava hormônios com sinais de regeneração, enquanto que as ratas geneticamente modificadas que não produziam HIF1, não mostraram melhora semelhante.

A descoberta abre perspectiva para que haja uma opção para mulheres que sangram muito e se incomodam com isso. Ponto para a ciência.

Menstruação e saúde íntima

  • Menstruar mais de uma vez por mês é sinal de infertilidade?
  • Veja 4 fatores que te fazem engordar durante a menstruação
  • O que significa o sangue de cor mais marrom na menstruação

fonte: VIX

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta