Home Geral UFMT oferta mais de 6 mil vagas no Sisu

UFMT oferta mais de 6 mil vagas no Sisu

0

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU), o edital que torna público o processo seletivo de estudantes para provimento de vagas nos cursos de graduação presencial da instituição federal de ensino para ingresso no ano letivo de 2019, primeiro e segundo semestre. A exemplo de anos anteriores, a UFMT utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018).

A utilização do Enem segue termo de adesão assinado junto ao Sistema Integrado de Seleção Unificada 2019 (Sisu), do Ministério da Educação (Mec). Estão sendo ofertadas 6.078 vagas distribuídas entre 115 cursos, nos campi de Cuiabá (61 cursos e 3.043 vagas), Rondonópolis (22 cursos e 1.147 vagas), Sinop (11 cursos e 811 vagas), Araguaia (16 cursos e 762 vagas) e de Várzea Grande (5 cursos e 315 vagas). Só em Mato Grosso, 96.793 pessoas se inscreveram para a prova do Enem, realizada em novembro do ano passado.

Dentre mais de 6 mil vagas, 3.017 são para candidatos à ampla concorrência e as demais distribuídas de acordo com ações afirmativas (Lei 12.711/2012). Um exemplo são 531 para os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Outras 933 vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, entre outras ações afirmativas previstas no edital.

Os resultados do Enem estão previstos para serem divulgados no dia 18 deste mês (janeiro). Conforme a universidade federal, a primeira edição do processo seletivo deste ano será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado em 28 de janeiro de 2019, pelo Mec. Já as matrículas dos candidatos selecionados deverão ser feitas, na chamada regular, nos dias 30 e 31 de janeiro, 1º e 4 de fevereiro.

Os candidatos selecionados em quaisquer das convocatórias para matrícula deverão comparecer pessoalmente na data, horário e locais definidos pela UFMT para entrega, conferência e homologação da documentação exigida, de acordo com o tipo de vaga para a qual foi selecionado. O Enem é realizado anualmente e avalia o desempenho do estudante, possibilitando o acesso à educação superior, por meio do Sisu ou Prouni, instituições portuguesas ou financiamento estudantil (Fies).

 

 

 

 

Fonte: FolhaMax

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta