Home Cidades Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele

Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele

0

Dando início a campanha Dezembro Laranja de prevenção ao Câncer de Pele, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizou na manhã do último sábado (02), cerca de 100 atendimentos dermatológicos na Clínica da Família deste município.

Para o Secretário de Saúde, Itamar Martins Bonfim, a parceira veio em boa hora. “É muito importante e eu quero primeiramente agradecer a oportunidade que a Sociedade Brasileira de Dermatologistas está nos dando em realizar essa parceria com a Secretaria de Saúde de Tangará. Hoje aqui nós temos dois médicos dermatologistas que são especialistas nessa área e dois clínicos gerais que colocamos a disposição para facilitar o trabalho dos dois especialistas. É uma parceria muito bem-vinda. É com muita satisfação que estamos aqui, dada a importância desse evento. Um dos maiores problemas em Tangará da Serra hoje é a dermatologia, nós temos uma demanda muito grande e estamos aproveitando esse sábado para limpar a fila de espera e dar continuidade no tratamento dessas pessoas”.

O Secretário comentou ainda sobre as outras campanhas já realizadas no município. “Nós temos cumprido todas as programações mês a mês, setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul, combate ao HIV/AIDS e agora dezembro laranja. É muito satisfatório poder trazer a sociedade aqui. Eu agradeço a esses dois médicos especialistas e ao nosso pessoal que está aqui porque é uma campanha muito boa e que vai atender grande parte da nossa sociedade”.

O médico dermatologista, Dr. Gustavo Perazzolo, falou a respeito do trabalho desenvolvido no sábado. “Está sendo um evento bem interessante. A população de Tangará da Serra é uma população que tem um histórico de muito risco, pessoas de pele clara com muito trabalho relacionado a exposição solar, pecuária, agricultura, construção civil. É uma população que tem muitas lesões suspeitas de pele e são necessários esses mutirões que têm a função não só de ver lesões, de triar pacientes, indicar tratamento, mas também de conscientizar a população para um trabalho preventivo”.

O médico comentou também a respeito da prevenção e tratamento.

“Sabemos que o sol é de extrema importância, porque melhora o astral das pessoas, ajuda na síntese da vitamina D, combate transtorno depressivo, só que em excesso com queimaduras solares, em áreas muito cronicamente expostas ao sol, ele causa problemas, não só estéticos, mas também câncer de pele e lesões malignas. O Câncer de Pele é o tumor mais frequente e maligno no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer estima que em 2018 a gente deve ter algo em torno de 280 mil novos casos de câncer de pele. Ele causa destruição local, ele judia da pessoa, não é um problema muito letal, mas maltrata bastante, porque as lesões causam ferida, inflamam a pele e tiram a vontade de viver da pessoa. Hoje, a gente vê aqui um índice bastante elevado e estamos bastante surpresos”.

Conforme o dermatologista, os casos mais complexos foram triados e regulados para o Hospital Júlio Muller, em Cuiabá. “As condições de saúde em todo o Brasil passam por dificuldades, então fizemos uma parceria com o Hospital Universitário de Cuiabá Júlio Muller e os casos que a gente tria que tem maior importância vamos referenciar para lá para o tratamento e também vamos indicar para o Sistema Único de Saúde do município de Tangará da Serra esses casos já triados para que eles possam receber uma atenção especial”.

O Prefeito Municipal, Fábio Martins Junqueira, também falou sobre a parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Nós temos alguns gargalhos no atendimento à saúde em função da complexidade. Tivemos uma parceria com a SES através da caravana da transformação em que nós conseguimos praticamente zerar a lista de espera da fila de catarata e pterígio e mesmo outras afecções visuais houve um atendimento. Tivemos há pouco tempo outra parceria com oncologia, a parceria Laços e Abraços, em que foram atendidas mais de 150 pessoas aqui na clínica da família em um final de semana. E agora essa parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia que também vem para somar os esforços em função de que os casos de dermatologia que nós temos em lista de espera estão sendo atendidos e daqui haverá uma resolutividade. Se o atendimento for ambulatorial será aqui mesmo e se houver a necessidade de atendimento complexo, haverá a regulação para o Hospital Júlio Miller em Cuiabá”.

Dezembro Laranja 

Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu iniciou ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.

As ações incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em praias e parques com distribuição de filtro solar, entre outras. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

​Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele​Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele​Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele​Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele​Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele​Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele​Tangará: Dezembro Laranja orienta população sobre câncer de pele
FONTE:RÁDIO PIONEIRA

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta