Home Cidades SES aponta 42 casos suspeitos de influenza em Mato Grosso

SES aponta 42 casos suspeitos de influenza em Mato Grosso

0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgou um levantamento nessa terça-feira (10) onde revela que quarenta e dois casos suspeitos de influenza foram notificados em Mato Grosso.  Dessas notificações, oito pessoas morreram, sendo que um dos óbitos, em Cuiabá, foi causado pelo vírus H1N1.

De acordo com o balanço feito pela SES, desse total, estão em acompanhamento e sob a investigação 21 casos suspeitos de gripe influenza com o vírus H3N2, que já circulou nos Estados Unidos e agora está no Brasil.

Os casos investigados são de pessoas que vieram a óbito entre o fim do mês de março e o início de abril, dos quais um caso com morte registrada em Tangará da Serra, cinco casos em Cuiabá, um em Juína e um em Várzea Grande.

Foram confirmados através da Vigilância Epidemiológica 18 casos por influenza, e 13 pacientes evoluíram para a cura e já receberam alta médica. Um paciente de Colniza foi transferido para Cuiabá e apresenta sintomas da doença e está com quadro de saúde de melhora.

Entre os casos confirmados pelo diagnóstico de influenza estão dois irmãos que estão internados em um hospital particular de Cuiabá e apresentam um quadro de evolução para cura. Com 19 pacientes Cuiabá tem o maior número de casos e Várzea Grande notificou 4 casos.

A SES alerta à população para que ao primeiro sintoma de gripe ou de um quadro de síndrome respiratória aguda grave e que podem evoluir para a influenza, para que procure imediatamente a unidade de saúde municipal mais próxima, para ser tratado e receber medicamento pelo SUS.

O Ministério da Saúde deverá realizar campanha nacional de vacinação a partir do dia 23 de abril, com o dia D no dia 12 de maio. As vacinas somente estarão disponíveis a partir do dia 23 deste mês.

Circula nas redes sociais o quadro abaixo, comparativo entre sintomas de diversos tipos de gripe

DayNews

 

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta