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Se você NÃO quer ter varizes, é isto o que deve fazer todo dia com a panturrilha

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Colocar um fim nas varizes das pernas é algo que muitas mulheres buscam não só pela estética, mas incômodo físico que elas provocam. Durante muito tempo considerava-se que a única solução para esse problema era a cirurgia, mas estudos recentes mostram um fator essencial para prevenção destas veias saltadas: exercício físico.

O que são varizes?

Varizes são veias nas quais o sangue parou de circular geralmente por causa da formação de um coágulo interno, que impediu o seu bom funcionamento. Isso faz com que a pressão arterial aumente e, por consequência, dilate a parede do vaso o que o torna saltado e tortuoso.

A cirurgiã vascular e angiologista DRa. Aline Lamaita, membra da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica que os sintomas das varizes são:

  • Retenção de líquido
  • Cansaço nos membros inferiores
  • Mudança na coloração da pele
  • Inchaço persistente
  • Feridas

Exercícios com a panturrilha para evitar varizesbicicleta pernas 018 400x800

Cientistas das universidades de Minnesota, Vermont e Carolina do Norte, nos Estados Unidos, fizeram um estudo com 15 mil pessoas e descobriram que ficar muito tempo sentado, sem fazer exercícios físicos, aumenta 71% as chances de uma pessoa desenvolver obstruções nas veias.

Isto posto, um dos modos mais potentes para evitar ter veias obstruídas e consequentemente varizes, é exercitar as pernas, em especial a panturrilha. Mas, por que? Ocorre que a musculatura da panturrilha é responsável por bombear o sangue nos membros inferiores do corpo. Dessa forma, qualquer atividade física que fortaleça essa região terá grande potencial para melhorar a circulação.

Não deixe de fazer

Abaixo uma lista de atividades físicas diárias para fortalecer a panturrilha e evitar ou melhorar um quadro já estabelecido de varizes.

Pedaladas no ar

Consiste em fazer uma simulação de que se está pedalando em uma bicicleta no ar. Você pode fazê-lo em sua cama ou em uma esteira de Yoga. Pedale umas 30 vezes e repita o quanto quiser, com um descanso entre cada sessão.

Bicicleta

Andar de bicicleta é um exercício excelente para todo o corpo, mas especialmente para as pernas. Tente incluir o uso da bicicleta em sua rotina diária, seja sair todos os dias para o parque ou fazer as compras de bicicleta.

Flexões calcanhar-ponta

É uma atividade física excelente para a circulação. Se você sofre com câimbras pode fazê-lo todas as noites antes de ir dormir ou pela manhã depois de se levantar. É recomendável que ela seja feita sentado. Apoie os calcanhares no chão e levante a ponta dos pés. Em seguida abaixe a ponta dos pés e suba os calcanhares e repita 20 ou 30 vezes.

Flexões dos dedos dos pés

Este exercício é muito indicado para melhorar o retorno venoso, além de ajudar a tonificar os músculos das panturrilhas. Deite-se na sua cama ou no chão sobre uma almofada e estique as pernas. Em seguida flexione os dedos dos pés para a frente e para trás e repita umas 20 vezes em cada perna.

 

 

 

 

Fonte: SaudeVix

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