Home Mídia Digital Robô com digital signage causa impacto no Brasil

Robô com digital signage causa impacto no Brasil

0

DESTAQUECriado pela empresa coreana Future Robot, um animado “autômato” chamou a atenção das pessoas em aeroportos e centros comerciais brasileiros. Trata-se do robô Furo-K, engenho provido de um sistema de interatividade para aquisição e veiculação de informações diversas, e de conteúdos publicitários, por meio de suas telas. Uma dessas, inclusive, é incorporada à região da “cabeça” do robô, reproduzindo feições femininas: o rosto de uma “jovem cibernética”, que com sua voz robótica conversa com seus usuários.

Na ocasião de seu lançamento, na Coreia, em 2012, o DSB noticiou o fato em primeira mão; e agora celebra a presença dessa engenhosa invenção no Brasil, no segundo semestre deste ano.

Com movimentos variados, o robô Furo-K cumprimenta e interage com os clientes, funções possibilitadas por uma câmera que capta a posição das pessoas, e por um motor responsável pela mobilidade da máquina. Por meio da fala e do conteúdo exibido na tela touchscreen, o Furo-K informa localização de lojas, sanitários, balcões de informação, telefones públicos, elevadores, pontos de taxi, dentre outros serviços. E ainda fornece dicas de segurança.

A tecnologia digital signage também permite ao robô Furo-K a exibição de conteúdos de entretenimento, nos quais pessoas podem tirar fotos – da câmera situada na cabeça do robô –, que podem ser postadas em redes sociais. Outra diversão é o jogo de memória, presente na tela touchscreen, um verdadeiro passatempo para o público infantil.

E quando as pessoas se afastam, o Furo-K fica “triste”… sim, ele é capaz de exprimir diferentes emoções de acordo com determinada situação.future-robot-kiosks1

Este robô já se encontra em atividade em alguns hospitais coreanos e, segundo seu fabricante, o invento pode também desempenhar a função de garçom, além de possuir o mecanismo que permite pagamentos por cartão de crédito.

No Aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro, o Furo-K tem aparecido, de quando em quando, desde agosto desse ano, causando frisson por onde passa, e atraindo a curiosidade de adultos e crianças.

Pois nem sempre temos a chance de ver um robô em nossa frente, e com ele poder interagir, transformando a realidade da vida cotidiana em um onírico universo futurista…destino este ao qual estamos caminhando cada vez mais, e em passos lépidos, graças às inúmeras e crescentes inovações tecnológicas.

Para saber mais, acesse www.futurerobot.com, e assista ao vídeo:

Por Heron Coelho

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta