Home Saúde Qual a explicação para emagrecer rápido poder causar pedras na vesícula?

Qual a explicação para emagrecer rápido poder causar pedras na vesícula?

0

Optar por restrições alimentares que aceleram o emagrecimento pode até apresentar resultados, mas se feitos sem cautela, essas práticas podem causar efeitos colaterais à saúde.

O fator de emagrecimento rápido é associado, em alguns casos, à formação de cálculo biliar, mais conhecido como pedras na vesícula.

Pedra na vesícula: como ocorre?

 

Como o nome indica, as pedras aparecem na vesícula, órgão que armazena e libera a bile no intestino para ajudar na digestão. A bile é um líquido produzido pelo fígado, com uma composição que ajuda a quebrar gorduras instaladas no intestino.

O cálculo biliar é composto por um agrupamento de materiais sólidos que podem aparecer em muita ou pouca quantidade e assumir o tamanho de um grão de areia ou até de uma bola de golfe. Ocorre que o tipo mais comum de pedra na vesícula é feito de colesterol.

De encontro a isso, especialistas acreditam que dietas para emagrecimento rápido causam mudança no equilíbrio de sais biliares e colesterol na vesícula biliar, de modo a aumentar o nível de colesterol e diminuir a quantidade de sais biliares.

Além disso, seguir uma dieta com pouca gordura ou ficar sem comer por longos períodos também podem diminuir as contrações da vesícula biliar dificultando sua saída para o intestino e facilitando a formação das pedras.

 

 

 

Fonte: SaudeVix

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta