Home Saúde Própolis cura dor de garganta e até gripe, mas precisa usar do...

Própolis cura dor de garganta e até gripe, mas precisa usar do jeito certo: aprenda

0

Ao pegar uma gripe ou ser surpreendido por uma dor de garganta, certamente você já ouviu que o própolis poderia ajudar a amenizar os quadros. De fato, muitas pesquisas já demonstraram a eficácia do própolis contra vírus, bactérias e fundos, mas como ele deve ser usado? E como esse ingrediente mágico age no nosso corpo?

Própolis: remédio natural

O própolis é uma resina extraída por abelhas de fontes de origem vegetal, como as plantas, para ser utilizado na cobertura e proteção de suas colmeias. Para os humanos, o ingrediente é age como um excelente antibiótico natural, que fortalece o sistema imunológico e, por isso, funciona bem no combate à gripes e resfriados.

Qual consumir?

O ideal é ingerir o própolis mais próximo de sua composição natural. Um dos mais conhecidos por sua eficácia é o própolis verde, originário do Brasil mesmo. Com uma aparência esverdeada e sabor forte, esse tipo de própolis se destaca por ter um composto único, o Artepilin C, que, segundo várias pesquisas, tem um efeito anticancerígeno e antitumoral.

Para quem opta por tomar o extrato de própolis, a indicação é ingerir 15 gotas em jejum. O exagero, nesse caso, pode tornar o organismo acostumado à substância, diminuindo sua ação.

Benefícios do própolis

  • Equilibra a pressão arterial
  • Fortalece e ativa o sistema imunológico
  • Combate infecções nas vias aéreas
  • Tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que aliviam as dores
  • Tem um alto poder antibiótico, sem alterar a flora intestinal
  • É um cicatrizante natural, podendo ser utilizado de maneira tópica sobre queimaduras e feridas
  • Previne as cáries, as aftas bucais e os abscessos dentais
  • Melhora o sistema circulatório e a saúde do coração.
  • Equilibra os níveis de açúcar no sangue.
  • Tem um alto poder antioxidante, pois contém flavonoides.

Como tomar própolis?

O própolis pode ser tomado de forma preventiva, para o fortalecimento contínuo do sistema imunológico. Nesses casos o ideal é tomar 5 gotas em jejum diariamente – balas de própolis e outros produtos similares também são válidos.

Outra utilização do própolis é durante os primeiros sintomas da gripe ou da dor de garganta. Nesse caso, o ideal é pingar 5 gotas por hora na garganta para combater o quadro. A medida em que vai melhorando, é possível reduzir para 5 gotas três vezes ao dia.

 

 

 

 

Fonte: SaudeVix

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta