Home Agro Notícias Projeto impusiona desenvolvimento da piscicultura no Norte de Mato Grosso

Projeto impusiona desenvolvimento da piscicultura no Norte de Mato Grosso

0

psiculturaVinte e cinco famílias de pequenas propriedades rurais de Colíder, vão desenvolver um projeto de piscicultura, por meio de mobilização e assistência técnica da secretaria de Agricultura, Pecuária, Assuntos Fundiários e Meio Ambiente do município, coordenado por uma empresa de assessoria.

O objetivo é que estas famílias em breve estejam comercializando peixes criados em tanques escavados, atingindo mercado local e regional. A construção dos tanques começa este mês e a produção de peixes está previstas para iniciar a partir de outubro, com a soltura dos alevinos procedentes de Alta Floresta, Sorriso e Diamantino.

O secretário de Agricultura Adermo Serafin, ressaltou que a criação de peixes é um bom negócio, pois a atividade garante um produto que tem mercado em qualquer época do ano. Outra vantagem é que pode ser exercida em qualquer propriedade, uma vez que os tanques escavados não necessitam de grandes espaços para serem instalados.

“Ao contrário do leite, por exemplo, que quando é tirado da vaca, precisa ser vendido logo para não azedar, o peixe não, pois ele fica no tanque e pode ser vendido, quando for conveniente, sem o risco de estragar”, compara.

Para garantir o sucesso do projeto, o Senar oferece treinamento em piscicultura, no Sindicato Rural de Colíder, quando são apresentados conceitos com conhecimento anatômico e biológico do peixe; sistemas e técnicas de cultivo (produção); construção de viveiros; monitoramento da água em viveiros; nutrição e alimentação: (tipos de alimentos, requerimento nutricional), entre outros.

Agronoticias MT

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta