Home Cidades Mais de 68 mil pessoas entre 20 e 29 anos precisam se...

Mais de 68 mil pessoas entre 20 e 29 anos precisam se vacinar contra sarampo em MT

0

Postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. Mais de 30 municípios ainda não atingiram a meta de vacinação.

No total, 68.814 pessoas com idades entre 20 e 29 anos não estão imunizadas contra o sarampo, em Mato Grosso. Esses dados são da Secretaria Estadual de Saúde que realiza uma campanha de vacinação neste sábado (30). Além do público-alvo, crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, que ainda não tomaram a vacina, também podem ser imunizadas.

Para alcançar o número estimado, todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Alessandra Moraes, diferente dos anos anteriores, essa faixa etária foi selecionada por ter casos de sarampo confirmados em outros estados.

Ainda segundo ela, esse grupo precisa ter duas doses da vacina para ser considerado imunizado. Se não puder comprovar que já recebeu alguma dose, a pessoa vai tomar a primeira dose da vacina normalmente.

Segundo a SES, mais de 100 municípios já atingiram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. Porém, 38 cidades ainda não atingiram a cobertura necessária.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. O comportamento endêmico/epidêmico do sarampo varia de um local para outro e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, bem como da circulação do vírus na área.

G1

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta