Home Cidades Lucas: Faculdade formou 39 novos bacharéis em Direito e Turismo

Lucas: Faculdade formou 39 novos bacharéis em Direito e Turismo

0

Momento marcou o final de uma etapa que lhes proporcionou grandes aprendizados e amizades duradouras

Para muitos daqueles que concluíram sua graduação na Faculdade La Salle, o conhecimento abriu portas, apontou caminhos e tornou real o desejo impossível. Afinal, quanto mais a gente sabe, mais quer saber. Quanto mais conhecimento, mais vontade de aprender.
Com esta emoção, na última sexta-feira (24), a Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde-MT formou 34 novos Bacharéis, sendo 27 em Direito e 7 em Turismo (última turma formada pela IES). E, no dia 20, outros quatro acadêmicos de Direito e um de Turismo colaram o Grau, em cerimônia de ato simples, totalizando 39 bacharéis. Trata-se de mais uma etapa na formação pessoal e profissional destes formandos. E a cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos dessa jornada. Nela se compartilha a alegria e a felicidade do sucesso com as pessoas mais queridas, e se expressa o reconhecimento para com aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

Além disso, a Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, pais e acadêmicos externam seus sentimentos de que a missão da Instituição de “promover o desenvolvimento integral da pessoa humana, através do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometida com a transformação da sociedade local e regional”, foi cumprida.

As atividades desta importante passagem na vida dos formandos iniciaram na noite de quinta-feira (23), quando puderam, junto a seus familiares, amigos, colaboradores da Faculdade La Salle e membros da comunidade local, celebrar a vida, que se aproxima de sua plenitude, através de uma Celebração Eucarística, realizada na Igreja Matriz Católica do Município.

Durante a Celebração, a acadêmica Rubia de Oliveira, acadêmica de Turismo, representando os formandos da turma, fez o discurso de descerramento da placa de formatura. “É um prazer muito grande estudar em uma instituição como a Faculdade La Salle. Concluir o curso sabendo que tivemos todo o apoio e preparo nestes 4 anos para nos tornarmos bons profissionais faz com que, hoje, nos sentimos preparados para o mercado de trabalho”. Em entrevista Rubia também afirma que, “saber que está presente em mais de 80 países, é muito positivo como turismóloga”.

Já na sexta-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores, após cumprir todos os atos legais, conforme a legislação vigente e as normas regimentais, bem como tendo participado de todas as atividades formativas da Faculdade, os formandos receberam o Grau Acadêmico. Esta é a quinta turma de Direito formada pela Faculdade La Salle e a última turma de Turismo, visto que em função da baixa demanda a Instituição não oferta vestibular para este curso desde o ano de 2010.

Além de familiares e amigos dos formandos, o evento contou com a presença de autoridades acadêmicas e municipais, que compuseram a mesa oficial da sessão solene: Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc, Diretor Geral da Faculdade La Salle; Professor Paulo Renato Foletto, Diretor Administrativo; Prof. Guilherme de Oliveira Ribeiro, Coordenador do Curso de Direito e Professor Homenageado da Turma; Sr. Miguel Vaz Ribeiro, Vice-Prefeito Municipal representando o Prefeito Municipal; Prof. Marco Antônio Mendes, Paraninfo da Turma de Direito; Sr. Francivaldo Afonso Vieira, representando a Câmara Municipal de Vereadores; Professora Marilene Gusi, Paraninfa e Nome da Turma de Turismo e Representante da Coordenação; Dr. Abel Sguarezi, Presidente da 21ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Lucas do Rio Verde, representando o presidente da OAB – Mato Grosso, Dr. Maurício Aude.

Durante a cerimônia, os oradores da turma relembraram os momentos vividos durante a graduação. Os novos Bacharéis Jhony Nicácio Clemente e Thayane Nayara Balbino Almeida, lembraram que “há cinco anos ingressamos nesta turma, alguns nem tinham atingido a maioridade e nós avançamos muito nessa jornada e hoje estamos com o sentimento enganoso de missão cumprida. Sim, enganoso! Porque nossa jornada está apenas começando, e consubstancia-se na mais nobre de todas: lutar por justiça![…] Nossos mestres e colegas aprimoraram nossos projetos de vida, iniciamos com nossa vida rascunhada: concurso, advocacia, docência. Seja qual for nosso plano de vida, hoje temos um pouco um do outro: do colega brincalhão, do caxias, do atrasado, do companheiro, do palhaço. Essa é a maior dadiva da vida, aprendermos, evoluirmos e nos tornarmos melhores”. Ao final, os oradores mencionaram também “Não encaramos a faculdade de direito como um simples divertimento, mas também não saímos à procura de uma edificação moral, como se pudéssemos reduzir o mundo a uma grande fórmula. Diferentemente, aceitamos o desafio de sermos integrantes do novo, numa época em que grandes princípios não impressionam”.

A Instituição também tem por hábito homenagear os três alunos que apresentaram melhor desempenho acadêmico durante todo o Curso. De acordo com a Resolução do Conselho Pedagógico n.º 99/2011, em que os discentes precisam preencher alguns requisitos, como ter cursado na Faculdade La Salle pelo menos 75% da carga horária do curso de graduação; ter atendido às normas do Regimento; e ainda, ter 100% do aproveitamento acadêmico.

Este ano, os formandos que obtiveram as melhores classificações no Curso de Direito foram: 1º Rafaela Aline Custodio Puhl; 2º Clarice Bagnara Schleicher; 3º Milene Aline da Silva. A Bacharela Rafaela, 1ª colocada da Turma, fala sobre o sentimento de sua conquista: “É muito emocionante, é a concretização de aproveitamento de uma oportunidade. Porque sem elas a gente não consegue, e muitas pessoas não tem oportunidades; e eu aproveitei a oportunidade que eu tive, eu só fiz isso”.

Já no Curso de Turismo, os formandos que obtiveram as melhores classificações foram: 1º Heidi Livia Cocato; 2º Ana Paula Guadanin; 3º Cleonir Sacchi Abreu. A Bacharela Heidi Cocato, primeira colocada da turma, em entrevista declarou que “esse é o resultado de muita dedicação, muito esforço, ausência para com meus amigos e família, mas me sinto muito feliz por eles terem acreditado, me apoiado e me perdoado por essa ausência que me conduziu para esse caminho… Sem contar os professores que foram muito importantes nessa trajetória, foram ótimos mestres e sempre estiveram dispostos a me auxiliar no que fosse necessário”.

Ao final dos atos protocolares, o Prof. Dr. Nelso Antonio Bordignon, fsc, Diretor Geral, fez um agradecimento aos novos bacharéis por escolherem a Faculdade La Salle para integrar suas vidas, na dimensão pessoal e formativa, e apresentou alguns dados referentes às profissões e a busca pelo ensino superior no país.

Ainda este ano, a Faculdade La Salle formará mais 26 novos Bacharéis em Administração, outros 06 em cerimônia de ato simples; 36 Bacharéis em Ciências Contábeis, outros 03 em cerimônia de ato simples e; 19 Licenciados em Educação Física; totalizando 94 novos profissionais. A Formatura do Curso de Ciências Contábeis ocorrerá dia 31 de janeiro, juntamente com o Curso de Educação Física (Primeira turma). Já a formatura do Curso de Administração acontecerá no dia 07 de fevereiro. As Cerimônias de Formatura acontecerão às 19h30min, na Câmara Municipal de Vereadores do Município. Nas quintas-feiras que antecedem às colações, dias 30 de janeiro e 06 de fevereiro, será realizada uma Celebração Eucarística na Igreja Matriz de Lucas do Rio Verde-MT, com horário inicial igual ao das colações de grau.

Fonte: MT Agora

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta