Home Cidades Juína – Saúde dá início ao Projeto Samuzinho

Juína – Saúde dá início ao Projeto Samuzinho

0

ambulanciaCom  o objetivo de diminuir o número de  trotes realizados para o serviço SAMU 192 na região metropolitana, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do SAMU 192, lança no dia 15 de outubro o Projeto Samuzinho e a diplomação da 1ª Turma de alunos. O objetivo é repassar informações ao público jovem sobre os serviços do SAMU.
O projeto piloto capacitou 76 jovens de 06 a 14 anos de idade, filhos dos profissionais do SAMU 192, das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Poconé que estudam em escolas estaduais, municipais e particulares destes municípios. A intenção é institucionalizar o Projeto e firmar parcerias com as secretaria de Educação do Estado e dos municípios de Mato Grosso.
O diretor geral do SAMU, João Tatsuro Katsuyama Júnior, explica que o projeto foi idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU 192, por acreditar no potencial do jovem como agente de apoio e propagador da informação. “Conscientizar os jovens sobre a importância do SAMU é o primeiro passo na tentativa de reduzir o número de trotes passados ao telefone 192. Para capacitar os jovens, utilizamos técnicas lúdicas e vídeos no aprimoramento do aprendizado”, disse ele.
Os alunos do curso receberam conhecimentos sobre Noções Deveres e Direitos do Cidadão, Civismo, Anatomia e Fisiologia Básicas, Vida Preventiva, Mundo das Drogas, Leis de Trânsito, Primeiros Socorros, Emergências Clínicas e Emergências Traumáticas. Receberão informações sobre as viaturas e sobre o funcionamento da Central de Regulação e os equipamentos utilizados no trabalho do SAMU 192.
As aulas do projeto foram realizadas na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e a metodologia utilizada foi a participativo-interativa e o aprendizado por significados, onde foi observado o nível de conhecimento das crianças a respeito do atendimento de urgência, a forma correta de acionar o serviço de emergência, identificação de situações de urgência e a participação em palestras sobre técnicas de atendimento pré-hospitalar.
Após a conclusão do curso, os alunos serão multiplicadores dos conhecimentos em suas escolas, além de participar de eventos oficiais, sempre supervisionados pelos instrutores do projeto Samuzinho.
O Evento acontece na sede do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente (Sisma-MT) Rua Antônio Dorilêo – 469 – Bairro Coophema (Ao lado do Hotel Fazenda Mato Grosso) às 18h30.

Juina News

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta