Home Esportes Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguirão no mesmo formato até 2032

Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguirão no mesmo formato até 2032

0

Acordo reafirmado em PyeongChang neste sábado, prevê que sedes precisam se comprometer a realizar a Paralimpíada logo após a Olimpíada utilizando as mesmas estruturas

O sábado em PyeongChang começou com a renovação de um importante acordo entre duas das principais entidades esportivas do planeta. Em encontro com o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, assinou a reafirmação de um pacto de cooperação entre as duas entidades. A assinatura do termo implica que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos seguirão no mesmo formato até 2032.

Em outras palavras, as sedes precisam se comprometer a realizar a Paralimpíada logo após a Olimpíada utilizando as mesmas estruturas, como vem acontecendo desde Seul 1988. Curiosamente, o pacto entre as duas entidades foi reafirmado na mesma Coreia do Sul, que recebe os Jogos Paralímpicos de Inverno, desde sexta-feira.

– Estreitar as relações entre os movimentos olímpico e paralímpicos sempre foi uma das minhas prioridades desde que eu assumi o IPC – disse o brasileiro Andrew Parsons. – Desde que assinamos um pacto com o COI em 2000, o movimento paralímpico teve um grande crescimento. Não temos dúvidas de que o IPC precisa da cooperação com o COI para funcionar bem – completou.

Além da manutenção do formato dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos até 2032, o acordo prevê também a estabilidade financeira para o Comitê Paralímpico Internacional nos próximos 14 anos.

– Melhorar a cooperação entre o movimento olímpico e paralímpico foi uma das principais recomendações da Agenda Olímpica até 2020. O COI tem o prazer de fortalecer seu apoio substancial ao IPC e todo o Movimento Paralímpico. Compartilhamos dos mesmos valores e objetivos – comentou Thomas Bach.

O encontro entre Andrew Parsons e Thomas Bach aconteceu durante os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang. O presidente do COI acompanhou a cerimônia de abertura na tribuna de honra do Estádio Olímpico.

Fonte: GloboEsporte

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta