Home Cidades Indígenas são treinados para combater incêndio no Parque do Xingu em MT

Indígenas são treinados para combater incêndio no Parque do Xingu em MT

0

Índios do Parque Nacional do Xingu passaram por um treinamento de combate a incêndio em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. O treinamento foi dado entre abril e maio pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Ao final do curso, 62 deles foram contratados para trabalhar como brigadistas. Eles vão atuar nas brigadas de incêndio.

A escolha dos profissionais é feita com base no desempenho durante o curso. São realizadas duas provas para testar a aptidão física e a habilidade na utilização de ferramenta agrícola.

De acordo com o analista ambiental Yougo Marcelo Miyakawa, do Ibama, os indígenas aprendem a identificar e a se portar diante de um incêndio, assim como a classificar os tipos de incêndio, os meios de combate, os equipamentos necessários e noções de primeiros- socorros.

“Os indígenas aprendem tudo o que é necessário para identificar e combater um incêndio. Além disso, são ensinadas ações de prevenção a incêndio, construção de aceiros, monitoramento e ações de educação ambiental nas comunidades indígenas”, contou.

O primeiro treinamento foi dado entre os dias 23 e 27 de abril, no baixo Xingu, e o segundo entre 30 de abril e 4 de maio, no alto Xingu. Em cada região, a capacitação tem duração de cinco dias.

O Ibama criou o programa de brigadas indígenas federais no Parque Indígena do Xingu em 2012.

“Desde então, todo ano o Ibama promove cursos de capacitação para brigadistas de combate a incêndios florestais e contrata por seis meses os indígenas como brigadistas”, explicou.

Conforme o analista, o curso tem o objetivo de associar o uso do fogo como ferramenta de conservação do ambiente natural.

“Nesse treinamento tem a aplicação do conhecimento tradicional deles quanto a floração e frutificação em períodos de seca e chuvas, incidência de animais para a caça, etc”, disse.

G1 MT

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta