Home Geral Espaço do Conhecimento exibe filme sobre ritual indígena feminino no Xingu

Espaço do Conhecimento exibe filme sobre ritual indígena feminino no Xingu

0

Na comunidade indígena Kuikuro, no Alto Xingu, Mato Grosso, o maior ritual feminino é realizado para que um homem veja sua esposa cantar pela última vez. Esse é o eixo do documentário As hiper mulheres, que será exibido no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte), neste domingo, 24, às 14h30.

No filme, as mulheres ensaiam as músicas do ritual Jamurikumalu, mas a única cantora que sabe todo o repertório está gravemente doente. Dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, o documentário é uma produção da Vídeo nas Aldeias (VNA), projeto audiovisual que apoia lutas dos povos indígenas, fortalecendo suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais.

Logo após a exibição, o público participa de debate com mediadores do museu sobre a cultura dos Kuikuro. A atividade tem entrada gratuita, mediante retirada de senha na recepção, e classificação indicativa de 12 anos.

Programação
Em junho, além da exibição do documentário, a programação do Espaço conta com atrações para todas as idades, como oficinas e contação de histórias.

 

 

 

Fonte: UFMG

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta