Home Saúde Dor no pé da barriga nem sempre é cólica menstrual: 5 causas...

Dor no pé da barriga nem sempre é cólica menstrual: 5 causas preocupantes

0

Saber o que causa dor no pé da barriga é importante para identificar quando o desconforto é normal e quando merece auxílio de um especialista. Esse incômodo atinge o baixo ventre e pode causar dores tão intensas que dificultam as atividades do dia a dia.

Os casos mais comuns de dor no pé da barriga são associadas a cólicas menstruais. Esse quadro é normal e mais frequente em mulheres jovens e costumam ser transitório e causar desconforto leve.

Porém, há outras causas possíveis deste mal-estar que geram preocupação e precisam ser tratadas o quanto antes.

Causas de dor no pé da barriga

Segundo o gastroenterologista João Paulo C. Barbosa, do Hapvida Saúde, há diversas causas desse tipo de dor da barriga, mas a maioria se refere aos órgãos digestivos, urinários e reprodutores.

Doenças intestinais

Problemas como doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino irritável, diverticulite e outros podem causar dor na região inferior do abdômen. Outros sintomas incluem constipação, diarreia, inchaço e necessidade urgente em defecar.

Endometriose

Endometriose é uma doença ginecológica causada pela menstruação que se instala na cavidade abdominal ou em outras partes do corpo, causando dores no baixo ventre, cólicas frequentes e fortes, alteração intestinal e sangramento ao urinar.

O problema ainda aumenta o risco de gravidez nas trompas , quadro caracterizado por dor abdominal e sangramento.

Infecção urinária

Já a infecção urinária é um problema comum em mulheres e que, na maioria das vezes, causa dor no pé da barriga e no trajeto da urina.

Outros sintomas incluem: aumento da frequência urinária, dor durante o sexo, incontinência urinária e urina com sangue ou escura.

Pedra nos rinscolica na barriga 0318 400x800

A cólica renal costuma estar relacionada à dor na região lateral ou inferior do abdômen. Sua principal causa é a presença de pedras nos rins, as quais podem ser diagnosticadas por meio de ultrassonografia ou tomografia.

O problema ainda pode causar vontade persistente de urinar, sangue na urina, náuseas, vômito, sudorese e sensação de queimação.

Torção testicular

Torça no testísculo  é uma condição  decorrente da soltura da bolsa escrotal, que gira em torno de seu próprio eixo, torce o cordão espermático e comprime vasos sanguíneos.

O quadro merece auxílio urgente, já que a falta de cuidado pode resultar na perda do testículo por falta de irrigação sanguínea.

Segundo o médico, o problema causa dor súbita na região testicular, inguinal – parede abdominal na região da virilha – ou até no abdômen inferior.

O que fazer ao sentir dor no pé da barriga?

O especialista ressalta que o paciente deve ficar atento à intensidade, persistência e recorrência do desconforto e buscar auxílio médico.

É ainda mais urgente procurar ajuda perante sintomas relacionados à infecção, como febre, sangramentos e queda da pressão.

 

 

Fonte: SaúdeVix

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta