Home Agro Notícias Diamantino: Alunos do IFMT tem curso para uso de drones em lavouras,...

Diamantino: Alunos do IFMT tem curso para uso de drones em lavouras, veja o vídeo:

0

O IFMT – Campus Diamantino foi notícia neste domingo (04), no programa MT RURAL, na TV Centro América, afiliada da Rede Globo, sobre estudantes e técnico agrícolas recebem capacitação para operar drones. Veja a notícia no link: Matéria em vídeo

Os estudantes do Campus do IFMT de Diamantino puderam conhecer as funções dos veículos aéreos não tripulados para o uso em lavouras de algodão. O curso foi possível por conta de uma parceria ente o Instituto Federal e o IMA durante projeto de extensão.

Produtores e técnicos da cadeia do algodão da região de Diamantino (no médio-norte mato-grossense) terão a oportunidade de fazer um curso prático de capacitação para uso de Veículos aéreos não tripulados (VANTs) na agricultura.

O curso é fruto de um projeto de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e teve duração de dois dias (carga horária de 16 horas).

Os alunos são colaboradores de grupos produtores de algodão e estão divididos em duas turmas, sendo que a primeira tiveram aulas nos dias 23 e 24, e a segunda nos dias 25 e 26. O curso aconteceu no Campus avançado do IFMT em Diamantino.

De acordo com os organizadores, o curso tem por objetivo apresentar a teoria e a prática do mapeamento aéreo com drones, além de trabalhar com os alunos o processamento das imagens capturadas. “Serão estudados os tipos de sensores que podem ser embarcados no drone, bem como os resultados obtidos com cada modelo de equipamento. O curso envolverá a prática em campo com a execução de uma missão para a coleta de imagens”, informa o professor Fernando Brandão, coordenador do curso técnico em Agricultura do IFMT e professor da área de Engenharia Agrícola do campus de Diamantino.

Os instrutores são os irmãos Mikael e Bruno Timóteo Rodrigues, que são bacharéis em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e consultores na área de sensoriamento remoto e mapeamento aéreo por drones/VANTs. O primeiro é doutor em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Bruno está concluindo seu doutoramento em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Unesp.

Assessoria Ampa

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta