Home Política Datafolha: um terço dos brasileiros desconhece crise na Venezuela

Datafolha: um terço dos brasileiros desconhece crise na Venezuela

0

54% dos entrevistados que disseram ter conhecimento da situação no país vizinho desaprovam eventual ação militar e 43% aprovam. Instituto ouviu 2.086 pessoas entre 2 e 3 de abril.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (12) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que um terço dos brasileiros (35%) desconhece a crise política e econômica da Venezuela, que tem motivado um fluxo migratório de venezuelanos para países sul-americanos.

Segundo o instituto, 65% dos entrevistados informaram ter conhecimento da situação da Venezuela, sendo que o maior índice está entre os mais instruídos (89%), os mais ricos (89%) e os moradores da Região Sul (76%).

Considerando-se os 65% dos entrevistados que disseram ter conhecimento da crise venezuelana, a maioria deles não concorda que o Brasil participe de uma eventual invasão militar ao país vizinho. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já demonstrou publicamente que não descarta uma ação militar para destituir Nicolás Maduro do comando do Palácio de Miraflores.

O Datafolha ouviu 2.086 pessoas em 130 cidades entre 2 e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

O instituto fez a seguinte pergunta aos entrevistados que disseram ter conhecimento da crise venezuelana:

“Caso ocorra uma invasão militar na Venezuela, o Brasil deveria enviar tropas?”

  • Sim, deveria: 43%
  • Não, não deveria: 54%
  • Não sabe: 3%

Ainda de acordo com o Datafolha, mais de dois terços dos brasileiros são a favor de o país receber refugiados venezuelanos.

O Brasil deve receber refugiados da Venezuela? (Total: 99%)

  • A favor: 68%
  • Contra: 27%
  • Não sabe / Indiferente: 4%

G1 Política

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta