Home Saúde Conheça as vantagens e os cuidados necessários ao consumir comidas frias

Conheça as vantagens e os cuidados necessários ao consumir comidas frias

0

A vitamina C e o ácido fólico, presentes nas frutas e vegetais, como tomate, cenoura e brócolis, não se perdem com o aquecimento. Mas a comida fria, especialmente quando ela é crua, requer um cuidado especial com a procedência e manuseio.

Nesta quinta-feira (15), o Bem Estarfala sobre comida fria. É possível levar alimentos preparados em casa para onde quiser, mesmo sem ter como refrigerar ou esquentar o alimento antes da refeição. As nutricionistas Raquel Francischi e Sizele Rodrigues, explicam as vantagens e também as armadilhas ao optar pela comida fria, que pode ser gostosa e muito saudável, principalmente com a chegada dos meses mais quentes no Brasil.

VANTAGENS
A grande vantagem de comer cru é a economiza na gordura que se adicionaria se fosse um refogado. Além disso, o cru preserva melhor o sabor natural dos alimentos e traz saciedade por mais tempo porque demora mais para ser digerido. Entre as opções de pratos frios estão o ceviche, cuscuz marroquino, salada de lentilha, entre outros. Outra vantagem é que a vitamina C e o ácido fólico, presentes nas frutas e vegetais, como tomate, cenoura e brócolis, não se perdem com o aquecimento.

DESVANTAGENS
O maior risco de contaminação é a desvantagem da comida fria. Especialmente dos alimentos crus. É preciso ter muita atenção ao padrão de higiene do local e das pessoas que manipulam o alimento, ter controle das matérias-primas e uma cadeia de frios muito boa. Isso vale tanto para os alimentos comprados em restaurantes, quanto para os alimentos preparados em casa.

Limão mata bactérias?
A acidez do limão desnatura a proteína do peixe e faz uma espécie de “cozimento”, mas não mata vermes e nem bactérias. Então, quem está comendo um ceviche, por exemplo, tem os mesmos riscos de quem come sashimi. A maioria das bactérias e parasitas que fazem mal morre quando são expostos ao calor. A comida fria, especialmente quando ela é crua, precisa ter um cuidado bem especial com a procedência e manuseio.

DICAS: 
– Não deixe o alimento muito tempo em temperatura ambiente. Se não for consumir imediatamente, coloque na geladeira. Mesmo que seja um alimento quente;
– Veja se o estabelecimento tem selo de inspeção;
– Observe as condições de higiene do local, se as pessoas usam luvas para manipular o alimento, toucas e se estão com roupa adequada;
– Verifique os selos de inspeção;
– Cuidado com a manipulação.

Poke 
O poke é um prato típico havaiano que combina muito com o verão brasileiro. É feito à base de peixe cru e mistura vários ingredientes, como arroz, macarrão, manga, castanha, cream cheese, maionese. Mas será que é realmente saudável? Confira as dicas de especialistas.

Veja também:


Febre amarela

A rodovia dos Tamoios, caminho para quem se desloca para o Litoral Norte de São Paulo, tem um posto de vacinação contra a febre amarela com o objetivo de alcançar moradores da região e viajantes ainda não imunizados.

Fonte: BemEstar

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta