Home Saúde Coceira no peito aparece nestas 12 situações (5 são doenças que pedem...

Coceira no peito aparece nestas 12 situações (5 são doenças que pedem atenção)

0

Uma coceirinha no peito pode parecer uma reação inofensiva. Na maioria dos casos realmente não é algo que compromete sua saúde, mas uma resposta a hábitos que mexem com a sensibilidade da região.

Entretanto, se a coceira no seio é constante e evolui para dores e desconfortos é essencial investigar para saber se o quadro não é sintoma de alguma doença. Pensando no que essa coceira tem a nos dizer, reunimos uma listinha que pode justificar o incômodo.

Por que meus peitos coçam?

Ressecamento

Nem sempre hidratar a região dos seios é uma prioridade, mas a verdade é que a pele dos seios é bastante sensível e, quando não é alvo de cuidados, acaba ficando ressecada e causando coceira local. O ressecamento da pele da região fica pior devido ao clima seco, as temperaturas baixas e aos banhos quentes. Tudo isso pode causar coceira nos seios.

Picada de inseto

Picadas de inseto são a primeira coisa que buscamos na hora da coceira, e de fato, pode ser isso mesmo. Nesses casos é comum encontrar uma elevação na pele e um pouco de vermelhidão no local da picada.

Mau uso do sutiã

O uso de um sutiã que não se adéqua ao seu corpo, por ser apertado demais ou desajustado, pode irritar a região dos seios gerando coceira. Isso pode ocorrer seja por causa do atrito da região com o tecido, seja por afetar a circulação sanguínea, caso esteja muito apertado.

Usar o mesmo sutiã por vários dias também pode dar margem para irritações na pele, uma vez que é normal suar na região e o suor proporciona, naturalmente, a proliferação de fungos e de bactérias, que podem causar uma série de consequências ruins, como mau odor, micoses e furúnculos.

Escova progressiva

A escova progressiva em si não causa coceira, o problema é o produto utilizado para o procedimento. Ao enxaguar a cabeça, algumas mulheres deixam o formol escorrer pelo corpo, e esse composto é suficiente para irritar muito a pele e causar coceira.

Alterações hormonais

Variações hormonais ocorrem com bastante intensidade quando mulheres estão de TPM ou grávidas. Essa variação pode levar à coceira nos seios porque nessas fases a produção de hormônios estimula a circulação nas mamas, o que pode gerar irritação na região. No caso de mulheres grávidas, a alteração hormonal também marca o início da expansão dos tecidos dos seios, o que também pode causar coceira nos seios.

Amamentação

A amamentação intensiva (como durante o período neonatal) pode causar secura induzindo a coceira

Medicação

Algumas medicações como analgésicos causam uma liberação de histamina das celulas do corpo, o que pode causar uma coceira generalizada enquanto age para aliviar a dor.

Coceiras que pedem mais atenção!

Dermatite

Coceira nos seios também pode ser causada por problemas dermatológicos, como a dermatite atópica, um problema que causa irritação e vermelhidão na pele. Mas, o problema tende a melhorar direitinho com o tratamento correto.

Alergia

Esse quadro é chamado de dermatite alérgica de contato e costuma ocorrer quando alguém se torna alérgico a um produto químico que entra em contato com a pele. Nos mamilos, isso poderia ser acarretado pelo metal de um piercing, um medicamento ou produto de cuidado da pele sendo usado naquela área.

Eczema

O eczema é um distúrbio genético da pele frequentemente agravado por exposições ambientais. Uma erupção cutânea de eczema tem uma aparência bastante específica. Ela geralmente é classificada como pequenos inchaços levantados ou manchas avermelhadas na pele.

Psoríase

Como o eczema, a psoríase é outra condição da pele, mas esta é causada por um distúrbio auto-imune. A psoríase também tem um aspecto característico, com placas avermelhadas e escamosas na pele. Embora seja mais comum na parte externa dos cotovelos e joelhos, essa erupção pode aparecer em qualquer lugar, incluindo seios e mamilos.

Doença de Paget

A Doença de Paget também causa vermelhidão e coceira nos mamilos e indica uma fase inicial de câncer. Este tipo raro de câncer ocorre no mamilo e, em seguida, se espalha para a aréola. A coceira é causada pela pele local reagindo às células cancerígenas crescendo dentro do mamilo. O problema vem acompanhada de uma descamação excessiva da pele e não melhora com os tratamentos tradicionais. Nesses casos é extremamente importante procurar um médico.

 

 

 

 

 

Fonte: SaudeVix

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta