Home Saúde Coceira, mancha, inchaço e até dor são causadas por 7 alimentos que...

Coceira, mancha, inchaço e até dor são causadas por 7 alimentos que dão alergia

0

Estima-se que aproximadamente 8% das crianças e 3% dos adultos brasileiros tenham alergia a algum tipo de alimento. Diferentemente da intolerância alimentar, a alergia ocorre devido a uma reação anormal do sistema imunológico logo após a ingestão de substâncias.

Desde pequenas manchas vermelhas pelo corpo, passando por coceiras, dores e até mesmo choque anafilático, reação grave que pode causar morte, são alguns dos sintomas apresentados por quem sofre de algum tipo de alergia alimentar. Conheça 7 exemplos de comida que dão alergia, listadas pelo médico Juliano Pimentel em seu canal no YouTube:

Alimentos que podem causar alergias

Soja: presente na composição de diversos produtos, a leguminosa pode causar alergias, especialmente em bebês e crianças, e mais raro na idade adulta.

Trigo: o alimento pode provocar reações indesejáveis quando anticorpos são acionados pelo organismo de pessoas alérgicas, que considera a gliadina, uma proteína do trigo, como uma ameaça.

Ovo: as proteínas ovomucoide e ovoalbumina costumam ser a fonte das alergias provocadas pelo alimento entre algumas pessoas.

Oleaginosas: a reação alérgica a alimentos do gênero pode aparecer em qualquer fase da vida e normalmente é persistente. Mas quem tem alergia a castanhas não necessariamente sofrerá reações ao consumir amêndoas, por exemplo. Cada caso deve ser avaliado particularmente.

Peixes e frutos do mar: estão entre os alimentos que mais causam alergias em adultos, especialmente o camarão. Como seu consumo não é frequente, o sistema imune pode encarar sua ingestão como ameaça e, consequentemente, provocar reações.

Frutas cítricas: estima-se que a alergia a frutas em adultos é bastante rara e que os cítricos causam mais reações do que os não cítricos, normalmente.

Leite de vaca: o produto e seus derivados estão entre os maiores causadores de alergia no Brasil e a culpa é, normalmente, por causa das proteínas caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina.

 

 

 

 

 

Fonte: SaudeVix

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta