Home Geral CNH deve virar cartão com chip até 2019

CNH deve virar cartão com chip até 2019

0

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá novo formato. O documento passará a ser emitido em cartão plástico com microchip contendo informações referentes ao condutor. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) garante que a mudança será feita até 1º janeiro de 2019, data limite para que os departamentos estaduais de trânsito adequem seus procedimentos para adoção do novo modelo.

Motoristas que tiverem CNH em papel válida poderão realizar a troca pela nova carteira durante a renovação. Ainda não foram divulgados novos preços da nova habilitação. No entanto, cada Detran deverá estipular valores diferentes. De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a medida proporcionará “maior segurança”. “Buscamos a modernização, inovação como muitos países já adotaram para aumentar a segurança, reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes e aumentar a durabilidade”, garantiu.

A nova CNH tem formato similar a de um cartão de banco. O chip protege dados sigilosos. As chaves de acesso são controladas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Neste formato, segundo o Ministério das Cidades, a carteira oferece novas possibilidades. Poderá ser utilizada na realização de pagamento de pedágios e de transportes públicos, no controle de acesso a prédios públicos e também para identificação biométrica. As digitais estarão carregadas no chip, fazendo com que a identidade seja validada em inúmeros serviços.

 

Fonte: GazetaDigital

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta