Home Saúde Cientistas descobriram um efeito do vírus da herpes totalmente inesperado e grave

Cientistas descobriram um efeito do vírus da herpes totalmente inesperado e grave

0

Novas pesquisas sobre a herpes revelaram a presença no vírus nos neurônios de pessoas com depressão grave e transtorno bipolar. Estudos publicados na revista Frontiers in Microbiology afirmam que fatores ambientais, como este vírus conhecido como HHV-6A, podem impulsionar estes distúrbios psíquicos.

Vírus da herpes em pessoas com depressão

Os cientistas examinaram o cérebro de pessoas com depressão ou que sofriam de bipolaridade e encontraram infecções ativas do HHV-6A dentro das células de Purkinje.

Essas células cerebrais estão localizadas no cerebelo humano, área responsável por controlar movimentos, músculos, equilíbrio e postura. No entanto, outras pesquisas já relacionaram essa região cerebral a funções como a linguagem, por exemplo.

“Fatores herdados há muitos anos já eram conhecidos por aumentar os riscos de desenvolver vários tipos de transtornos psiquiátricos, incluindo bipolaridade, depressão e esquizofrenia”, afirmou o pesquisador Bhupesh Prusty, do departamento de microbiologia da Universidade de Wurtzburg, na Alemanha. O que se descobriu agora é que agentes externos, como o vírus da herpes, também podem contribuir com estes distúrbios, infectando as células e causando transtornos cognitivos e de humor.

Prusty disse ainda ao Medical News Today que as pesquisas sugerem que o vírus da herpes também pode perturbar o sistema neurológico, inclusive com a possibilidade de cruzar com o sistema imunológico em estágios importantes do desenvolvimento.

Mesmo com avanço nas pesquisas, os cientistas não sabem ainda como o HHV-6A consegue danificar estas células de Purkinje e de que maneira o vírus da herpes influencia no surgimento destes distúrbios.

 

 

 

Fonte: SaudeVix

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta