Home Agro Notícias Carne de MT desperta interesse internacional

Carne de MT desperta interesse internacional

0

Dois acordos internacionais foram fechados pelo Instituto Mato-grossense de Carne (Imac) na última semana. Um com a rede Carrefour e outro com o governo chinês. Em ambos os casos, o Instituto ficará responsável por pesquisas para a melhoria da carne e expansão de mercado. O presidente do Imac, Guilherme Nolasco, explica que estes foram os primeiros resultados da reestruturação da entidade e a expectativa é ampliar o intercâmbio internacional.

A previsão é que o Imac comece a operar na unidade teste com os primeiros abates em agosto. A planta está localizada em Tangará da Serra. “Estamos cuidando dos últimos detalhes, esperando equipamentos que vêm da Itália e realizando as adequações no sistema operacional para iniciarmos as nossas atividades com o mínimo de falhas”, afirma.

O gestor explica que esse primeiro momento será muito importante para realizar todos os testes que integram o sistema desenvolvido pela entidade que vai garantir requisitos de rastreabilidade (com avaliação de carcaça), transparência e controle de pesagem disponibilizado ao produtor de forma online e com imagens controladas pelo sistema informatizado da entidade. Atualmente, apenas Uruguai, Argentina, Nova Zelândia e Austrália possuem instituto semelhante.

Parceria com a China

Em recente visita comercial a Mato Grosso, integrantes do governo da província chinesa de Shaanxi assinaram um protocolo de cooperação econômica e comercial com o estado por meio do Imac.

Nolasco explica que o governo de Shaanxi se compromete a habilitar novas plantas frigoríficas em Mato Grosso que servirão para exportar a sua produção de carne para a China, além disso, será uma oportunidade para trocar informações técnicas sobre pecuária animal. “Temos grandes expectativas quanto a essa parceria, pois a China tem um potencial de consumo imenso e nós temos o maior rebanho bovino do Brasil, ou seja, plenas condições de fecharmos esse acordo que trará ainda mais desenvolvimento para o estado”, destaca.

Após a assinatura, o presidente do Imac explica que será iniciado o processo de levantamento de informações sobre as indústrias que poderão servir ao programa e/ou, quais as localidades mais adequadas para ganhar os novos frigoríficos.

Parceria com o Carrefour

O Carrefour esteve em Mato Grosso para o lançamento de um programa de auxílio à pecuária sustentável na Amazônia e no cerrado mato-grossense com parceria do governo do estado. O investimento será de € 3,5 milhões e contemplará 450 propriedades nas regiões do Araguaia e Juruena.

Conforme Nolasco, a ideia é que com esse investimento, os pequenos produtores possam ter condições de serem incluídos no processo de fornecimento de carne para as unidades do grupo francês bem como, para outros mercados consumidores. “O foco do programa está em fazer melhorias na produção de bezerros usando tecnologia de ponta, assistência técnica, noções de sustentabilidade, questões ambientais e fundiárias, com todo o suporte técnico para os produtores conseguirem participar do processo gerando renda, emprego e desenvolvimento para as comunidades”, explica.

 

 

 

Fonte: FolhaMax

NENHUM COMENTÁRIO

Deixe sua resposta